Grandes projetos urbanos serão abordados em palestra dia 27

Obras de grande impacto urbanístico implementadas no Brasil e no exterior serão tema da palestra “Operações Consorciadas e Grandes Projetos Urbanos: Um Olhar Crítico Sobre os Processos de Planejamento e Gestão”, que será apresentada pelo Prof. Dr. Fábio José Ferraz, dia 27, às 18h, na sala 01B do prédio H14, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC.

O evento faz parte das atividades promovidas pelo Posurb-Arq (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas). O professor Fábio é economista formado pela USP, com mestrado em Engenharia Urbana e doutorado em Urbanismo pela PUC-Campinas.

“Eu atuei no mercado como economista por cerca de 7 anos em projetos ligados a questões públicas, principalmente ligados à área ambiental e de sustentabilidade. Isso acabou me levando a me aproximar do urbanismo”, diz Fábio.

Na palestra ele falará sobre grandes projetos urbanos brasileiros, em especial os realizados em São Paulo, em comparação com outros conhecidos e implantados em Paris, Boston, Londres e Barcelona, entre outros.

“São Paulo é a cidade onde mais se realizaram operações consorciadas. Duas de destaque são a da reestruturação e prolongamento da Avenida Faria Lima e a da Águas Espraiadas, que ficou mais conhecida pela Ponte Estaiada. São intervenções de impacto que tiveram bom retorno econômico”, afirma.

Serão analisados os impactos sociais, econômicos, territoriais e políticos dessas grandes obras. A palestra será aberta a todos os interessados e não é necessária a inscrição.

Marcelo Andriotti
25 de março de 2019