Nova Assinatura Pedagógica dos cursos de Especialização da PUC-Campinas oferece metodologia moderna e ensino alinhado com as demandas do mundo do trabalho

Desenvolvimento do estudante por competências e por módulos contribui para uma formação mais sólida e mais prática, de acordo com as necessidades da área de atuação

A PUC-Campinas, de olho em preparar o profissional para um mundo do trabalho cada vez mais competitivo, implementou nos cursos de Especialização e MBA sua nova Assinatura Pedagógica. Trata-se de uma maneira moderna e prática de nortear o ensino, tendo por objetivo demonstrar situações e projetos que possam ser utilizados na vida real dos estudantes.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Educação Continuada leva em conta eixos de sustentabilidade e inovação, utilizando do conceito do desenvolvimento de competências para formar profissionais mais conectados com o mundo do trabalho.

“Nosso projeto passa por questões de inovação, certificações intermediárias e desenvolvimento de competências, de acordo com as demandas do mercado. Nosso objetivo é envolver os participantes a partir da compreensão da realidade do trabalho e da sociedade onde a área de atuação dele está inserida”, comenta o Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Educação Continuada.

“Nós utilizamos esse termo ‘assinatura’ porque tem relação com um projeto de identidade. Tudo o que você reconhece, acredita, você assina. É algo pelo qual vão te reconhecer. E essa assinatura é alinhada com a história da PUC-Campinas, que, lá atrás, enxergou um problema e propôs a construção de um hospital, trazendo, assim, uma solução duradoura para a sociedade”, comenta Gley Fabiano Cardoso Xavier, assessor acadêmico da Pró-Reitoria Educação Continuada.

A proposta é alinhada às novas tendências educacionais, de modo que se propõe a mostrar ao estudante a realidade do mundo do trabalho e da sociedade para que ele desenvolva competências e chegue à soluções de impacto positivo, sustentável e inovador, de olho no futuro.

Entre as novidades, está a divisão de módulos por objetivo. Ou seja, os estudantes conseguem desenvolver trabalhos e projetos utilizando como pilares os componentes daquele módulo, todos atuando em frentes distintas e necessárias para o projeto em desenvolvimento. Assim, a cada módulo, todas as disciplinas agem, de forma integrada, para a construção de um trabalho, com certificados de extensão. O mesmo se dá nas etapas seguintes, até a finalização da especialização, com o certificado final.

Outro processo importante para garantir a qualidade e a inovação contínua são os Grupos Focais. Neles, representantes da Universidade e líderes de empresas renomadas no mercado se reúnem para falar sobre as necessidades do mundo do trabalho e sugerir temas importantes para a Universidade. Assim, cada vez mais, os cursos oferecidos têm conexão mais sólida e resposta mais certeira às necessidades da sociedade e do mercado.

Uma das diferenças mais marcantes é o alinhamento da proposta ao mercado, deixando para trás o perfil focado unicamente no conteúdo. “Hoje, os cursos nossos são focados no conhecimento, na habilidade e na atitude. Temos propostas centradas em competências. Curso bom é aquele que contextualiza o aluno no cotidiano profissional e o estimula a inovar e melhorar este cenário”, reforça Gley.

Quer saber mais sobre os diversos cursos de Especialização e MBA da PUC-Campinas e fazer parte desse novo jeito de se conectar ao que há de mais atual no mundo do trabalho? Clique aqui e acesse as opções.

Carlos Giacomeli
26 de setembro de 2023