1. Orientar candidatos e bolsistas sobre questões de carência socioeconômica;
2. Operacionalizar os Programas de Bolsas PROUNI e Vestibular Social, tanto para os alunos ingressantes quanto para a manutenção ou não dos benefícios, por meio de análise socioeconômica;
3. Elaborar relatórios a partir das visitas domiciliares aos candidatos à bolsa ou à sua manutenção;
4. Avaliar socioeconomicamente estudantes encaminhados por organismos internos da Instituição e elaborar relatórios do atendimento;
5. Levantar dados estatísticos dos alunos bolsistas;
6. Subsidiar semestralmente a Administração Superior com simulações de oferta de vagas para bolsas Prouni e Vestibular Social;
7. Elaborar relatórios anuais e trienais para Certificação junto ao Ministério da Educação.
Documentos para a entrevista de Bolsas:
-
Relação de Documentos
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (ProUni):
Instituído pelo Governo Federal para estudantes brasileiros não portadores de diploma de curso superior que, entre outros quesitos, cursaram o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral, participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e apresentam renda familiar per capita de até 1 e 1/2 salário mínimo.
Cronograma ProUni 2º Semestre/2020
Chamadas Regulares:
Aferição Documental (Comprovação de Informações):
-
Inscrições de 14 a 17 de julho.
-
1ª Chamada: 21/07
-
2ª Chamada: 04/08
Lista de Espera:
-
Consulta: 24/08
-
Aferição Documental (Comprovação de Informações): 24/08 a 28/08
Dúvidas Frequentes
Renovação de matrícula
Os alunos com bolsa integral (100%), pelo PROUNI e Vestibular Social, terão sua pré-matrícula 2017 renovada, mediante a manutenção do benefício realizada junto ao Núcleo de Atenção Solidária (NAS).
Trancamento de matrícula
O trancamento de matrícula de estudante bolsista Prouni e Vestibular Social segue as normas e regulamentos internos da PUC-Campinas. A bolsa ficará suspensa durante o período em quem o trancamento estiver autorizado. Isto, porém, não isenta o bolsista da obrigatoriedade de participar do programa anual de manutenção dos benefícios.
No caso do Vestibular Social, o destrancamento deverá ser realizado no mesmo ano civil, a fim de que a manutenção do benefício seja garantida, de acordo com a RN PUC nº 019/15.
Transferência (campi, curso, turno e/ou instituição de ensino superior)
Na PUC-Campinas, o bolsista Prouni poderá realizar a transferência de campi, curso e turno, por meio do processo de remanejamento interno – regulamentado por editais publicados semestralmente pela Coordenadoria de Ingresso de Discentes – CID, e/ou Instituição de Ensino Superior, a partir do Edital de Transferência.
Ajuda de custo (despesas educacionais)
A Portaria Normativa n°19, de 14 de Setembro de 2011, autorizou a concessão de bolsa-permanência, no valor de R$ 400,00 mensais, exclusivamente para custeio das despesas educacionais, a estudante beneficiário de bolsa integral do ProUni, desde que matriculado em turno integral. Os bolsistas do ProUni que se enquadram nos pré-requisitos para usufruto da bolsa-permanência deverão aguardar a divulgação das regras para a operacionalização da concessão. Para se manter informado, acesse o site do MEC periodicamente ou ligue para a central de atendimento ao cidadão do MEC – (0800-616161).
Próximo processo seletivo do ProUni
A abertura de novo processo seletivo a bolsas do ProUni terá ampla divulgação na mídia em geral. Para se manter informado, acesse o site do MEC periodicamente ou ligue para a central de atendimento ao cidadão do MEC – (0800-616161). Alertamos que as inscrições dos candidatos para concorrer a uma bolsa do ProUni são realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://www.mec.gov.br/prouni, em períodos específicos, para estudantes que tiverem prestado o ENEM.
Legislação sobre o prouni
Acessar o site do MEC – http://prouni.mec.gov.br/prouni/legislacao.shtm
Mais informações
Entrar em contato:
nas@puc-campinas.edu.br
Outras Bolsas de Estudos
VESTIBULAR SOCIAL
Assim como no Prouni o Vestibular Social destina-se a estudantes brasileiros não portadores de diploma de curso superior que, entre outros quesitos, cursaram o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral, participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e apresentam renda familiar per capita de até 1 e 1/2 salário mínimo. Possibilita o ingresso de candidatos em situação de vulnerabilidade social, em cursos de licenciatura e bacharelado, com bolsa de estudo integral, para todo o período de seus cursos seguindo os mesmos critérios socioeconômicos e de seleção do ProUni.