Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O que é o Núcleo de Atenção Solidária?

Acompanhando a atual legislação referente à Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, a PUC-CAMPINAS criou o Núcleo de Atenção Solidária em maio de 2009, que atende permanentemente aos alunos bolsistas.

1. Orientar candidatos e bolsistas sobre questões de carência socioeconômica;

2. Operacionalizar os Programas de Bolsas PROUNI e Vestibular Social, tanto para os alunos ingressantes quanto para a manutenção ou não dos benefícios, por meio de análise socioeconômica;

3. Elaborar relatórios a partir das visitas domiciliares aos candidatos à bolsa ou à sua manutenção;

4. Avaliar socioeconomicamente estudantes encaminhados por organismos internos da Instituição e elaborar relatórios do atendimento;

5. Levantar dados estatísticos dos alunos bolsistas;

6. Subsidiar semestralmente a Administração Superior com simulações de oferta de vagas para bolsas Prouni e Vestibular Social;

7. Elaborar relatórios anuais e trienais para Certificação junto ao Ministério da Educação.

Documentos Processo Seletivo de Bolsa de Estudo:

 

Documentos Avaliação Socioeconômica – Débitos:

Telefone para Contato:
(19) 3343-7253

E-mail para Contato:
nas@puc-campinas.edu.br

Endereço do Núcleo:
Campus I

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516
Parque Rural Fazenda Santa Cândida – Campinas – SP
CEP 13.087-571

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta das 08h às 22h.

Durante Recesso acadêmico
Segunda a sexta das 08h às 17h

A PUC-Campinas, por meio do Núcleo de Atenção Solidária, oferta as bolsas de estudo não restituíveis do Programa Universidade Para Todos (PROUNI – LEI 11.096/05) e, em consonância a LEI 12.101/09, Bolsa de Estudo Continuada (Educação Básica), Vestibular Social (Educação Superior) e Bolsa Filantropia (Pós-Graduação stricto sensu).

Para participar, o interessado deverá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), EXCETO no caso da educação básica, e, atender aos seguintes critérios:

 

CRITÉRIOS PROUNI VESTIBULAR SOCIAL BOLSA DE ESTUDO CONTINUADA ** BOLSA FILANTROPIA
100% 100% 50% 100% 50% 100% 50%
Renda per capita de até 1 e ½ salário mínimo* x x x
Renda per capita de até 3 salários mínimos* x x x x
Patrimônio compatível com a Renda apresentada
Apenas para a PRIMEIRA GRADUAÇÃO x x x x x x
Ter cursado ENSINO MÉDIO em:

1.      Escola pública; OU

2.      Escola particular como bolsista integral; OU

3.      Parcialmente em escola pública e particular como bolsista integral

x x x x x x

* Vigente no território nacional;
** Para participar do processo seletivo de bolsas, o candidato deve ter sido aprovado em processo seletivo especifico vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Os programas de bolsas NÃO estão vinculados aos tradicionais vestibulares da Instituição que ocorrem em junho (vestibular de inverno) e em outubro (vestibular de verão), destinados aos estudantes interessados no ingresso como alunos pagantes.

Os cursos ofertados, bem como o número de vagas são divulgados, somente, com a publicação dos editais e abertura dos sistemas, para ambos os programas.

Para obter mais informações, acesse:

  1. ProUni: Portal do Ministério da Educação (MEC).
  2. Vestibular Social: Excepcionalmente, as vagas, referentes ao 1º semestre de 2021, serão ofertadas em sua totalidade no ProUni. Para mais informações, acompanhe a publicação de editais do Programa, no Portal da Universidade;
  3. Bolsa de Estudo Continuada na Educação Básica: Site do Colégio de Aplicação Pio XII (Esse processo, geralmente, ocorre no último trimestre do ano).
  4. Bolsa Filantropia: Vide página do Programa Mestrado/Doutorado de interesse, no Portal da Universidade.

Além dessas bolsas de estudo, a PUC-Campinas concede bolsa pelo programa Bolsa Escola da Família (informações 19 3343-7045) e auxílio aos alunos matriculados que participam dos Grupos Artístico do CCA (informações 19 3735-5810) e do CIAPD – Centro Interdisciplinar.

Dúvidas Frequentes

Renovação de matrícula

Os alunos com bolsa integral (100%), pelo PROUNI e Vestibular Social, terão sua pré-matrícula 2017 renovada, mediante a manutenção do benefício realizada junto ao Núcleo de Atenção Solidária (NAS).

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula de estudante bolsista Prouni e Vestibular Social segue as normas e regulamentos internos da PUC-Campinas. A bolsa ficará suspensa durante o período em quem o trancamento estiver autorizado. Isto, porém, não isenta o bolsista da obrigatoriedade de participar do programa anual de manutenção dos benefícios.

No caso do Vestibular Social, o destrancamento deverá ser realizado no mesmo ano civil, a fim de que a manutenção do benefício seja garantida, de acordo com a RN PUC nº 019/15.

Transferência (campi, curso, turno e/ou instituição de ensino superior)

Na PUC-Campinas, o bolsista Prouni poderá realizar a transferência de campi, curso e turno, por meio do processo de remanejamento interno – regulamentado por editais publicados semestralmente pela Coordenadoria de Ingresso de Discentes – CID, e/ou Instituição de Ensino Superior, a partir do Edital de Transferência.

Ajuda de custo (despesas educacionais)

A Portaria Normativa n°19, de 14 de Setembro de 2011, autorizou a concessão de bolsa-permanência, no valor de R$ 400,00 mensais, exclusivamente para custeio das despesas educacionais, a estudante beneficiário de bolsa integral do ProUni, desde que matriculado em turno integral. Os bolsistas do ProUni que se enquadram nos pré-requisitos para usufruto da bolsa-permanência deverão aguardar a divulgação das regras para a operacionalização da concessão. Para se manter informado, acesse o site do MEC periodicamente ou ligue para a central de atendimento ao cidadão do MEC – (0800-616161).

Próximo processo seletivo do ProUni

A abertura de novo processo seletivo a bolsas do ProUni terá ampla divulgação na mídia em geral. Para se manter informado, acesse o site do MEC periodicamente ou ligue para a central de atendimento ao cidadão do MEC – (0800-616161). Alertamos que as inscrições dos candidatos para concorrer a uma bolsa do ProUni são realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://www.mec.gov.br/prouni, em períodos específicos, para estudantes que tiverem prestado o ENEM.

Legislação sobre o prouni

Mais informações

Entrar em contato:

nas@puc-campinas.edu.br

Outras Bolsas de Estudos

Clique na imagem abaixo e veja o regulamento

social

VESTIBULAR SOCIAL

Assim como no Prouni o Vestibular Social destina-se a estudantes brasileiros não portadores de diploma de curso superior que, entre outros quesitos, cursaram o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral, participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e apresentam renda familiar per capita de até 1 e 1/2 salário mínimo. Possibilita o ingresso de candidatos em situação de vulnerabilidade social, em cursos de licenciatura e bacharelado, com bolsa de estudo integral, para todo o período de seus cursos seguindo os mesmos critérios socioeconômicos e de seleção do ProUni.