Mutirão para ajudar pessoas que vivem em situação de rua, com presença da PUC-Campinas, reúne mais de 600 pessoas

“Pop Rua Jud Campinas” trouxe instituições públicas e não governamentais nos dias 15 e 16 de junho, no Largo do Rosário

Equipes da Assistência Judiciária e da Clínica de Direitos Humanos da PUC-Campinas participam na quinta e sexta-feira (15 e 16 de junho) do “Pop Rua Jud Campinas” – evento coordenado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) em parceria com instituições públicas e organizações não governamentais para ajudar, de forma emergencial, pessoas que vivem em situação de rua. Ao todo, mais de 600 pessoas passaram por uma espécie de triagem no local nos dois dias.

Equipes da PUC-Campinas estiveram no local prestando apoio à população durante todo o período, no Largo do Rosário. O grupo ajudou quem passou pelo espaço com dúvidas em temas relacionados à Assistência Judiciária e também aos Direitos Humanos.

“A participação da AJ, NEC-DH e Faculdade de Direito no evento ‘Pop Rua’, idealizado pela Justiça Federal de Campinas, foi uma experiência ímpar! Foi muito gratificante podermos contribuir com esse projeto, permitindo dar um pouco mais de dignidade para pessoas de tamanha vulnerabilidade social”, comentou a Profa. Ma. Elisangela Rodrigues de Ávila, Integradora Acadêmica e professora do Curso de Direito da PUC-Campinas.

Estes foram os serviços oferecidos à população no evento:

• Distribuição de refeição, frutas, suco e água
  • Banheiros químicos
  • Distribuição de Kits de higiene bucal
  • Emissão de documentos: certidão de nascimento, casamento, óbito, RG, título de eleitor, CPF, certificado de reservista, dispensa e alistamento militar
  • Consulta e regularização de processos: trabalhistas e criminais
  • Propositura de ações trabalhistas
  • Agendamento de comparecimento na Justiça (processo criminal)
  • Assinatura de carteirinhas de regime aberto
  • Livramento condicional
  • Defesa em processos criminais
  • Orientação para egressos do sistema penitenciário
  • Consulta e liberação de FGTS
  • Cadastro Único (CadÚnico). Programas Sociais: cadastro, atualização e consulta
  • Benefícios previdenciários e assistenciais com o INSS (bolsa família, BPC-LOAS etc.)
  • Auxílio emergencial
  • PIS/PASEP
  • Seguro-desemprego
  • Direito de Família
  • Plantão de dúvidas – CEF
  • Oportunidade de emprego
  • Orientação jurídica
  • Orientação de Direitos Humanos
  • Orientação pela Coordenadoria de Prevenção ao uso de drogas;
  • Orientação a imigrantes
  • Exames para testagem rápida: HIV, sífilis, hepatites B e C, COVID-19
  • Aferição e pressão arterial
  • Orientação para diabetes