Mudar de carreira envolve coragem, capacitação e planejamento. Não necessariamente nessa ordem.

Se você está pensando em fazer mudanças na vida profissional, primeiro deve entender os porquês. Quais são os motivos reais que levam você a pensar nessa alteração? Seria a insatisfação com a atual profissão? A busca por melhores cargos e salários? A procura por novos desafios?

Neste artigo, vamos explicar a importância da mudança de carreira e quais são as etapas dessa transição!

Confira um passo a passo sobre como mudar de profissão

Antes de começar a se candidatar às vagas disponíveis no mercado, pode ser necessário fazer uma reformulação da sua imagem pessoal e profissional. Tire um tempo para fazer uma reflexão e um planejamento do seu futuro para alinhar o seu trabalho com os objetivos de vida. Veja a seguir outras dicas para mudar de profissão!

1. Crie um projeto

Após fazer uma pesquisa aprofundada sobre a nova área na qual deseja atuar e escolher uma ocupação específica, pense no que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos. Crie um projeto com um plano de ação que contenha metas claras e prazos para concluí-lo. Lembre-se que será fundamental desenvolver novas habilidades e obter nova certificação.

2. Estude o mercado que deseja atuar

Pesquise as oportunidades em alta, as tendências em sites de busca de empregos e o mercado no qual pretende trabalhar. Isso ajudará a ter uma ideia melhor dos desafios que vai enfrentar e quais as opções mais atrativas relacionadas à carreira que você procura.

3. Busque cursos na área

Considere como as suas competências o tornam um bom candidato para a função escolhida e faça cursos de pós-graduação, MBA, idiomas e atualização. É importante mencionar as suas habilidades no seu currículo e no seu perfil do LinkedIn, bem como relatar as suas experiências e atualizar as informações de contato e eventos dos quais participou.

4. Faça networking!

Talvez você conheça profissionais bem-sucedidos que estejam trabalhando nessa área que é do seu interesse. Fale com elas, pois já estão inseridas no setor e podem contribuir de um modo inesperado. Demonstre interesse por essas pessoas e reconheça o que estão fazendo profissionalmente. Agradeça a todos que fornecerem sugestões e conselhos ao longo do caminho, ou seja, pratique networking, trabalhe o marketing da sua imagem e seja grato pelas informações que receber. Sempre que for possível, contribua e retribua a atenção que recebeu.

5. Procure oportunidades na empresa que atua

Para quem está buscando uma mudança, nem sempre é preciso trocar de uma organização para outra. Tenha em mente que um cargo em aberto na instituição pode atender os seus objetivos de longo prazo.

Por exemplo, se você ocupa um cargo técnico, pode se aperfeiçoar para assumir a função de coordenador na sua empresa. Vale a pena buscar outra empresa apenas se a organização para a qual trabalha não oferece chances de crescimento ou mudança de profissão.

6. Considere fazer uma consultoria ou headhunter

Como sugestão final, em alguns casos, não hesite em procurar a ajuda profissional de uma consultoria ou de um headhunter, um caçador de talentos. Os consultores podem fazer testes vocacionais e falar sobre a necessidade de educação adicional para mudar de profissão. Eles também podem indicar um novo curso de graduação ou um mestrado. É um investimento em você!

Enfim, esses são os 6 passos para você conseguir uma mudança de profissão! Não desista dos seus planos, pois passar a maior parte do tempo da sua vida em um cargo que não está de acordo com os seus sonhos é muito desgastante. Invista nos seus objetivos! Invista em você!

25 de março de 2024