Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Motiv.se abre inscrições para sua 9ª edição até dia 15 de outubro

 Mostra de Inovação da PUC-Campinas é oportunidade para alunos de graduação, pós-graduação, ex-alunos e professores que queiram se capacitar em práticas de empreendedorismo e criar negócios inovadores

O Motiv.se – Mostra de Inovação da PUC-Campinas está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro de 2023. A mostra tem por objetivo fomentar o empreendedorismo e estimular a criação de negócios inovadores. O evento é uma iniciativa do Programa Mescla, em colaboração com a aceleradora Venture Hub. Nesta edição, o Motiv.se contará com a participação e apoio da Bayer e do IoT Lab Brasil e irá abordar os temas: saúde, sustentabilidade, agricultura e cidades inteligentes.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária e uma grande oportunidade de capacitação e mentorias junto a especialistas do mercado e apoio das empresas parceiras desta edição no desenvolvimento e validação das soluções.

Serão selecionados até 24 projetos, das diferentes áreas de negócios, para a etapa de imersão, que ocorrerá presencialmente no Mescla (Campus I), durante a Semana Acadêmica, entre os dias 23 e 26 de outubro de 2023.

Os projetos selecionados serão convidados para o Cria 2024, programa de pré-aceleração da PUC-Campinas, oferecido em parceria com a Venture Hub.

Haverá plantão de dúvidas no Mescla às quartas e sextas-feiras das 15h às 18h (mediante agendamento prévio pelo e-mail: mescla@puc-campinas.edu.br).

Como participar

Para participar, basta preencher o Modelo de Apresentação, clicando aqui e depois, submetê-lo no Formulário de Inscrição, clicando nesse link.

Apoio

A 9ª edição do Motiv.se conta com o apoio da Bayer, líder global nas áreas de ciências da vida, saúde e agricultura. Com uma história de mais de 150 anos de inovação, a Bayer se destaca por suas soluções inovadoras em cuidados com a saúde, produtos farmacêuticos, proteção de cultivos e ciências biológicas. Sua contribuição valiosa, por meio de pesquisa avançada e comprometimento com o bem-estar global, enriquecerá o evento, promovendo a troca de conhecimento e insights essenciais para os participantes.

O IoT Lab Brasil desempenha um papel importante como apoiador da 9ª edição do Motiv.se. Trata-se de um amplo programa coordenado pela JumpCorp, empresa brasileira de tecnologia B2B, especializada em Inteligência Artificial e IoT e pelo MESCLA da PUC-Campinas, que une empresas como Constanta, Semtech, Qualcomm, Nokia, American Tower, Everynet, Khomp, Tip, AWS Academy e a ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas, além de um laboratório que será instalado na PUC-Campinas. Sua colaboração contribuirá para que as equipes explorem as tendências, oportunidades e tecnologias para um vasto mercado.

Eventos para a promoção do 9ª Motiv.se

O Motiv.se contou com palestras das apoiadoras Bayer e IoT Lab Brasil para a divulgação do evento.
Durante essas apresentações, as empresas destacaram suas contribuições para o desenvolvimento de inovações em suas respectivas áreas e compartilharam os desafios previstos para o Motiv.se:

Desafios Bayer
Otimização do processo de irrigação a partir do uso de novas tecnologias;
Diagnóstico rápido e inteligente em plantas (pragas, doenças);
Tecnologias para redução do residual nas embalagens;
Automação laboratorial para análise foliar

Desafios Iot Lab Brasil
Implementação da tecnologia de IoT nas áreas de certificações ABNTs em cidades inteligentes;
Rastreabilidade de animais na pecuária brasileira usando IoT, para atender demanda internacional do setor;
Gestão de ativos/equipamentos no setor de saúde;
Uso de IoT na implementação de políticas de ESG;
Controle e gestão de processos em universidade por meio

Nesta edição, serão aceitos tanto projetos que atendam as temáticas propostas pelos parceiros, quanto ideias próprias relacionadas aos temas: saúde, sustentabilidade, agricultura e cidades inteligentes.



Carlos Giacomeli
15 de setembro de 2023