Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Mescla apoia evento mundial de hackathon patrocinado pela NASA

O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional promovido pela incubadora da NASA

 
O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional. A cada ano, o evento ocorre simultaneamente em diferentes cidades do mundo e busca reunir equipes de todo o planeta para resolver desafios da Terra e do Espaço. As equipes têm acesso aos dados extraídos pela NASA e podem criar soluções para o futuro. Esse ano, por conta das medidas de isolamento social, o evento está 100% online, com desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus. O Espaço Mescla, da PUC-Campinas, é um dos apoiadores dessa iniciativa. “Como um projeto fortemente engajado com inovação, buscamos ajudar na divulgação do projeto entre os nossos parceiros e apoiadores”, contou Mauricio Pinheiro, coordenador do Espaço Mescla.
A despeito de ser realizado no formato on-line, mais de 500 equipes de todos os estados brasileiros se inscreveram e participaram das atividades nos dias 30 e 31 de maio. Os times puderam acessar dados das agências da NASA, ESA e JAXA, participaram de webinars técnicos e receberam mentoria de especialistas para criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios em torno da pandemia do coronavírus.
Entre os desafios estava: usar dados espaciais para documentar as mudanças ambientais locais e globais causadas pela COVID-19 e as respostas sociais associadas; usar as observações da Terra para explorar como a atividade humana e os padrões regionais de movimento humano terrestre podem ter mudado em resposta ao COVID-19; usar a Estação Espacial Internacional (ISS) como inspiração e desenvolver um sistema para monitorar e / ou purificar o ar de ambientes internos (por exemplo, em residências, empresas, transporte, etc.) ou considerando a cadeia de alimentos, determinar como as disrupções da pandemia da COVID-19 estão afetando o suprimento de alimentos local e globalmente e propor soluções para resolver esses problemas. “É uma competição muito rica, que traz oportunidades únicas para os participantes, especialmente pelo acesso a dados da NASA. Para o Espaço Mescla, é fundamental apoiar e divulgar uma iniciativa assim, para estimular nossos alunos e parceiros a buscar soluções inovadoras para problemas reais”, disse Pinheiro.

Os 12 melhores projetos dessa fase da competição serão conhecidos em evento neste dia 04 de junho, a partir das 20h. Eles seguirão para uma nova banca que irá eleger os três melhores projetos que entram na competição global que acontece em agosto. Os vencedores poderão visitar o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos e fazer um fazer o pitch da solução para uma banca de cientistas da NASA.
Na edição de 2019 do NASA Space Apps Challange o Brasil obteve grande destaque nos resultados mundiais. Um terço das premiações ficaram com equipes brasileiras, em uma competição que contou com a participação de 80 países e 225 cidades. Um aluno da PUC-Campinas ficou entre os finalistas.



Marcelo Andriotti
4 de maio de 2020