Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Livro sobre coleção de peças Pré-Colombianas é lançado na PUC-Campinas

Publicação traz 793 peças do acervo do Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que foram catalogadas e analisadas

O livro “Arte e Arqueologia da América Indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite”, organizado por Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes, foi lançado na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, em cerimônia que contou com a presença de autoridades no Auditório do Campus I da PUC-Campinas.

A Splendet, Editora da PUC-Campinas, em parceria com a Editora Unicamp, são responsáveis pela publicação com 480 páginas em versão bilíngue, em português e inglês. Em breve, a edição estará disponível para venda de forma on-line pelos sites das duas editoras.

O livro apresenta um acervo de artefatos arqueológicos confeccionados por sociedades indígenas que viviam no continente americano antes da conquista europeia. A obra analisa parte do acervo do Prof. Dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e professor emérito da Unicamp.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do Prof. Dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, dos organizadores do livro, Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes e também com a participação do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, e do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José De Almeida Meirelles.

Prestigiaram também o lançamento a Secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Capriolli, representando o prefeito da cidade Dário Saadi, diretores de Centros, Instituições, gestores, professores e familiares dos responsáveis pela publicação. Todos puderam também conhecer mais sobre o trabalho e adquirir um exemplar do livro.

“As coleções que existem por aí são sempre muito especializadas. Eu sigo o caminho contrário. Acredito que uma coleção que realmente mostre a cultura de um povo, a evolução, suas religiões, deveria ter uma visão mais geral da obra desse povo. Então, essa coleção é talvez a mais completa que existe, não só no Brasil. Já vi muitas coleções no exterior que não são tão diversificadas como essa”, explica o dono do acervo, Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite.  E o professor já adianta que, em pouco tempo, terá novas coleções. “Até o fim do ano que vem devo ter oito coleções completas sobre diversas culturas”, completa.

Para Alexandre Guida Navarro, organizador da publicação, ficou a satisfação de ver o trabalho pronto. “O convite foi feito a mim e a minha colega de trabalho, a professora Denise. Logo começamos a encarar o convite e fizemos o trabalho que nos foi incumbido, que é justamente uma descrição desse material arqueológico riquíssimo, juntamente com aspectos teóricos metodológicos de dois professores universitários. O resultado agora ficou pronto e estamos bem contentes”, comenta.

Denise Maria Cavalcante Gomes, que também organizou o livro, ressaltou a pluralidade de diversas culturas americanas. “O desafio foi ter contato com objetos de culturas tão diferentes, de partes tão distantes das Américas. Nós pesquisamos, tínhamos uma base do que já existia, mas alguns objetos nós tivemos que pesquisar a cronologia, origem, culturas, porque existem textos que redigimos sobre cada uma das culturas. Então isso foi um desafio, ter contato com uma diversidade enorme de culturas pré-coloniais americanas”, pontua.

O Reitor da PUC-Campinas falou sobre a importância da cooperação das universidades para produzir um material genuíno e rico. “Para nossa Universidade isso é de significativa importância, porque é a contribuição que podemos dar para a divulgação de arte do acervo do Dr. Rogério Cerqueira Leite, que trata de uma cultura pré-colombiana que é genuína, no sentido de ela estar representando um período anterior a colonização. Para todos nós isso tem um valor grande, de poder unir as Universidades – a PUC-Campinas e a Unicamp – por meio das editoras, contribuindo para que esse projeto editorial tão valioso fosse produzido”, ressaltou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A satisfação foi compartilhada pelo Reitor da Unicamp Prof. Dr. Antonio José De Almeida Meirelles. “A parceria entre PUC-Campinas e Unicamp para a publicação é muito importante para cidade de Campinas, pra colaboração entre as universidades. Eu tenho, na minha gestão, valorizado muito, tanto a necessidade da nossa comunidade cooperar internamente quanto a abertura para uma relação mais intensa com o mundo externo. Por isso, PUC-Campinas cumpre um papel muito importante nisso. A recepção do Professor Germano e do Padre David foi muito grande e tem sido uma relação muito boa. O livro é um momento disso. É uma agenda de cooperação que é muito importante para as duas universidades”, afirmou o Reitor da Unicamp.

O livro

A obra tem início com a leitura de dois ensaios temáticos que discutem a iconografia dos artefatos por meio de uma abordagem que transita entre a História da Arte, a Antropologia e a Arqueologia.

Em seguida, são apresentados textos introdutórios sobre diferentes regiões das Américas que incluem a América do Norte, a Mesoamérica, os Andes, a Amazônia e o Brasil Central, e suas respectivas culturas. Estes são seguidos de fotos e descrições dos aspectos formais e iconográficos de cada um dos 793 objetos.  Em sua maior parte, a coleção é composta por vasos e estatuetas cerâmicas, ao lado de artefatos líticos (feitos em pedra), que se destacam pela grande elaboração estética e sua representatividade cultural.

“Essa é uma versão mais complexa de uma obra antiga editada anteriormente que catalogou os objetos. Agora, o Prof. Rogério pediu uma análise mais aprofundada e com inclusão das novas peças adquiridas por ele. Existem exemplares de várias culturas ameríndias, como a dos maias, incas, astecas, marajoaras etc. No Brasil, ainda falta material para estudos sobre a cultura pré-colombiana e acredito que essa obra contribuirá muito para quem pesquisa essa área”, disse o Prof. Alexandre.

O Prof. Dr. Rogério César de Cerqueira Leite lembrou um trecho da obra Macunaíma, de Mário de Andrade, para falar de sua coleção. “Desde que o dia amanheceu, Macunaíma procurou Muiraquitã e morreu na desgraça, sem encontrá-lo. Obviamente, o Muiraquitã é simbólico para Mário de Andrade, mas central na mitologia brasileira pré-colombiana. A interpretação para Mário de Andrade é que todos nós procuramos o nosso muiraquitã, sem perceber que ele está dentro de nós mesmos. Na realidade, o Muiraquitã é extremamente raro. A nossa coleção possui dois muiraquitãs que serão expostos no lançamento do catálogo das pré-colombianas”, disse.

Sobre os organizadores

Alexandre Guida Navarro –  arqueólogo interessado nas culturas de floresta tropical como os Maias e os povos das estearias do Maranhão. Foi professor visitante na University of Illinois at Chicago em 2017 com bolsa da Fulbright Institution. Pesquisou na Smithsonian Institution (Washington D.C.), no University of Pennsylvania Museum of Archaeology (Filadélfia) e no American Museum of Natural History (Nova York). É professor do Departamento de História (DEHIS), do Programa de Pós-Graduação em História Conexões Atlânticas (ppghis) e Coordenador do Laboratório de Arqueologia (LARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Compõe também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Paraense Emilio Goeldi. É bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Denise Maria Cavalcante Gomes – professora associada do Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em arqueologia amazônica, tendo realizado pesquisas de campo na região de Santarém, Pará, durante 20 anos. É bolsista de Produtividade 2 do CNPq com o projeto “Teoria e Método em Iconografia do Mundo Ameríndio”. Proponente de um modelo interpretativo sobre a existência de uma estética americana, baseado na teoria do perspectivismo ameríndio, tem orientado teses e dissertações sobre iconografia amazônica, andina e arte rupestre, que contribuem para uma visão comparativa sobre o tema.

Ficha técnica:

Arte e arqueologia da América indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite

Org.: Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes

Coedição: Splendet/PUC-Campinas

Ficha técnica: 1a edição, 2022; 480 páginas; formato: 23 x 28 cm.

ISBN: 978-85-268-1560-5

Áreas de interesse: Arqueologia, História

Preço: R$ 280,00

 



Carlos Giacomeli
1 de dezembro de 2022