Duas alunas do 4º ano da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas são finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista. No dia 20 de outubro, durante a próxima Semana “Estado” de Jornalismo, as alunas receberão seus computadores, prêmio dado aos 16 finalistas. Além do prêmio, as matérias das estudantes serão publicadas no jornal O Estado de S. Paulo entre os dias 20 e 23 de outubro. Na etapa final, que será realizada no dia 18 de novembro, as alunas, passarão por uma entrevista com representantes do concurso. O vencedor desta etapa recebe como prêmio um curso de extensão, durante seis meses, na área de comunicação, na Universidade de Navarra, na Espanha.

Aline Ramos do Nascimento e Emily Mendes dos Santos enviaram suas matérias e estão entre os 16 candidatos selecionados para a etapa final do concurso. “Para mim é uma felicidade imensa. Isso prova o valor do jornalista, pois com um texto e uma combinação de palavras, você consegue chegar tão longe”, disse Emily.

Com o tema desenvolvimento sustentável, focando na economia, Aline escreveu sobre um coletor solar de baixo custo. “É um tema que trata da economia dentro de casa, utilizando uma tecnologia de baixo custo”, disse. Já Emily discorreu sobre a implantação da primeira usina de biodiesel no país, localizada na cidade de Indaiatuba, que tem por objetivo transformar óleo de cozinha em combustível.

A Faculdade de Jornalismo

Em 2010 a PUC-Campinas comemora 40 anos de início da primeira do curso de Jornalismo. De lá, até os dias de hoje, a PUC-Campinas já formou cerca de 3 mil profissionais para o mercado de trabalho, como os jornalistas Patrícia Maldonado, Ilze Scamparini, Renata Ceribelli, Heraldo Pereira, Ciro Porto, Luiz Ceará, entre outros. O curso de Jornalismo da PUC-Campinas tem por objetivo a formação de um profissional de caráter polivalente em sua habilitação específica, a prática jornalística em todos os seus campos de atuação. Durante a Faculdade, o estudante tem acesso aos recursos audiovisuais, a redação modelo de jornalismo, laboratório de informática e fotografia, possibilitando um aprendizado teórico e prático.

6 de outubro de 2009