Inteligência artificial aprimora aplicação do 1º Vestibular on-line da PUC-Campinas

Candidatos foram monitorados em tempo real durante o processo seletivo; prova presencial seguiu todos os protocolos de segurança contra a covid-19

A PUC-Campinas realizou, nos últimos dias 6 e 8 de novembro, a edição 2021 do Vestibular, que contou com a aplicação de provas de forma on-line e presencial. O candidato que optou pela modalidade remota, oferecida pela primeira vez na Universidade em função da covid-19, foi monitorado em tempo real por meio da utilização de equipamentos de inteligência artificial.

O processo seletivo à distância ocorreu por intermédio de uma plataforma virtual que assegura a inviolabilidade da prova e o sigilo das respostas individuais. Para garantir a realização e a lisura do exame, a Universidade contou com cerca de 140 pessoas, divididas em equipes de apoio para o auxílio de candidatos com dificuldades de acesso, bem como de fiscais para o monitoramento da avaliação. Qualquer tentativa de violação acarretaria desclassificação imediata.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon, a modalidade ­on-line se provou eficaz, tanto pela boa adesão dos vestibulandos como pela alta segurança na aplicação da prova. “Muitos candidatos consideraram vantajosa a possibilidade de prestar o Vestibular sem ter de viajar até Campinas. Há pontos a aperfeiçoar, mas esse processo seletivo remoto tende a se tornar uma modalidade de ampla utilização”, afirma.

Também oferecida aos candidatos, a prova presencial, aplicada no Campus I, seguiu todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias para combater a proliferação do coronavírus, como distanciamento social e uso de máscaras. Foram distribuídos pelos espaços de prova, ainda, dispensers com álcool em gel para higienização das mãos.

A convocação dos aprovados no Vestibular 2021 da PUC-Campinas será divulgada no dia 19/11, exceto para o Curso de Medicina, que terá a lista disponibilizada no dia 14 de dezembro.

Outras informações na página do Vestibular 2021.

Vinícius Purgato
11 de novembro de 2020