O período de férias e a luz do sol até mais tarde, devido ao Horário de Verão, são convites quase que irrecusáveis para a prática de esportes em locais públicos e privados destinados à recreação e ao lazer. Entretanto, as pessoas devem estar atentas a essas atividades, pois quando realizadas sem orientação profissional podem causar mais danos que benefícios.

As férias também podem trazer outros problemas. Há, por exemplo, casos de pais que não conseguem períodos de descanso coincidentes com os dos filhos, o que também requer a ajuda de pessoas capacitadas para acompanhar o lazer das crianças. Em resumo: seja nas férias ou em outras épocas do ano, há, cada vez mais, mercado de trabalho para profissionais com formação superior capacitados a promover e a coordenar atividades de recreação e lazer.

É um nicho com oportunidades para formados provenientes de várias áreas: Educação Física, Turismo, Ciências Sociais, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, entre outras. A pós-graduação da PUC-Campinas está com inscrições para um curso lato sensu (especialização), para capacitar esse profissional. O nome está associado ao tema: Recreação e Lazer.

O curso proporciona formação para a atuação efetiva nos espaços públicos e privados destinados aos vários segmentos populacionais. É vinculado à Faculdade de Educação Física, tem duração de dois semestres, com 378 horas. As aulas serão oferecidas todas as terças-feiras nos períodos da tarde e da noite e às quartas-feiras pela manhã, no Campus I.

Inscrições e mais informações

As inscrições para o curso lato sensu Recreação e Lazer estarão abertas, até 17 de fevereiro, pelo link pós-graduação do portal www.puc-campinas.edu.br, onde são encontradas também informações sobre documentos necessários para as inscrições, programas das disciplinas e a relação dos professores por elas responsáveis. As aulas serão oferecidas no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades, em Campinas/SP).

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para outros 37 cursos lato sensu nas seguintes áreas: administração, economia, ciências contábeis, saúde, direito, educação, recursos humanos, tecnologias, ciências humanas, entre outras. Veja mais informações sobre cada um deles no portal www.puc-campinas.edu.br.

10 de janeiro de 2006