Inscrições de projetos para o Processo SER estão abertas até outubro

Equipes com as melhores propostas receberão prêmios de até R$ 10 mil

Continuam abertas até 31 de outubro as inscrições de projetos para a segunda edição do Processo SER (Sinergia, Engajamento e Reconhecimento), um programa que tem o objetivo de incentivar a inovação e a aplicação de ideias que contribuam para a melhoria do ambiente de trabalho em todos os departamentos da PUC-Campinas. Os funcionários da Universidade interessados em participar concorrerão a prêmios de R$ 10 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro.

O Processo SER foi implantado em 2021 para incentivar a implantação de propostas que ajudem a criar um ambiente participativo em que todos possam trocar ideias, buscando soluções e implementando ações para melhorar o resultado produtivo e o ambiente de trabalho.

Clique para se inscrever e baixar formulário

Para participar, a solução proposta precisar ser colocada em prática. Há um formulário que deve ser preenchido, descrevendo nele a solução, e enviado até o dia 31/10/22 para o e-mail: processoser@puc-campinas.edu.br

As soluções propostas podem ser um novo produto ou melhoria nos já existentes. Podem ser, também, a implantação de uma melhoria na forma de realizar atividades para que elas sejam feitas com maior rapidez e qualidade. As soluções deverão ser implementadas, não podendo ser apenas uma ideia ou sugestão.

Cada projeto implantado e valores economizados geram pontos aos grupos participantes. Na segunda edição, para casos não previstos na tabela, será considerado um ponto para cada real de economia ou aumento de receitas.

Caso a equipe não encontre o critério de pontuação, o Comitê Gestor poderá ser consultado e, se for o caso, estabelecer critérios específicos para pontuação do seu projeto.

Projetos com efeito contínuo terão pontuação diferenciada, projetada pelo período de 12 meses após a implantação, considerando como base os pontos obtidos pelo período de um mês.

Todos os funcionários e funcionárias da PUC-Campinas podem participar, mas a colaboração é voluntária. O primeiro passo é criar uma Equipe de Inovação, que deve ter um número mínimo de três colaboradores. Podem ser formadas por pessoas da mesma área, por colaboradores que fazem tarefas semelhantes em outras áreas, por pessoas que se interessam por resolver algum problema específico ou por pessoas que gostam de trabalhar juntas. Os interessados também podem participar de várias equipes ao mesmo tempo.

Etapas

O ponto de partida de um projeto é a identificação de um problema. Algo que para a equipe precisa mudar, pode ser feito de uma forma diferente ou até mesmo que deve deixar de ser feito porque não é necessário. Após isso, deve-se indicar quais as mudanças podem ser feitas para resolver o problema.

Cada equipe deverá ter um Padrinho/Madrinha, que é o gestor do setor onde será implantado o projeto. As regras de participação, formulários e tabelas de pontuação, assim como outras orientações referentes ao projeto, estão disponíveis na página do Processo SER no site da Universidade.

Marcelo Andriotti
25 de agosto de 2022