Inauguradas instalações do Curso de Engenharia Agronômica em prédio histórico para a pesquisa em agricultura

A área da PUC-Campinas na Fazenda do IAC, em Campinas, foi usada por grandes pesquisadores

Foi inaugurado na manhã de dia 19 de abril, na Fazenda Santa Elisa, o Espaço PUC-Campinas no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. O espaço comum entre a Universidade e o Instituto, que em parceria oferecem o curso de Engenharia Agronômica, funcionará em um prédio de importância histórica para a pesquisa em agricultura.

Estiveram presentes o Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Diretor-geral do IAC, Dr. Marcos G. A. Landell; autoridades; decanos; diretores; professores; gerentes da PUC-Campinas, alunos ingressantes do curso e equipe da Diretoria-geral do Instituto, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A abertura foi realizada em uma das salas onde serão realizadas a atividades dos estudantes do novo curso com discursos do Diretor do Instituto e do Reitor da PUC-Campinas. Após a abertura, os estudantes receberam seus crachás de acesso à fazenda e foi realizado o plantio de um jequitibá-rosa em frente ao prédio. Depois eles receberam instruções sobre as atividades e assistiram a uma palestra com Dr. Ronaldo Berton, pesquisador aposentado do IAC.

“É uma satisfação ocupar esse prédio de uma maneira tão nobre. Quando comecei a atuar aqui, há 42 anos, trabalhava perto desse local e vinha aqui visitar meus colegas pesquisadores. Quando o IAC começou, há 137 anos, o Brasil tinha uma população equivalente a 6,6% do que é hoje. Mas, naquela época, quando a alimentação da população era feita pelo que se plantava nos quintais das casas, tiveram a visão de criar um instituto de pesquisa para a agricultura em um país tropical. Investiram na pesquisa do café, da cana, em soja e outros alimentos, e, atualmente, o Brasil abastece o mundo. Vocês terão a honra de ser a primeira turma desse curso de Agronomia da PUC-Campinas com o IAC, o primeiro de Campinas, trazendo toda essa bagagem dos 137 anos de pesquisa. E vamos fazer um grande curso juntos”, disse o Diretor Landell.

“Todos os pesquisadores e profissionais aqui do IAC têm recebido com muito carinho todos da nossa Universidade no desenvolvimento e implantação da Engenharia Agronômica em nossa graduação. A PUC-Campinas ainda não tinha expertise nessa área de conhecimento, além de algumas pesquisas, e juntos com o IAC criamos esse curso. Temos a expectativa que ele vai gerar não só agrônomos e pesquisadores, mas grandes profissionais voltados para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Estamos vivendo aqui uma experiência intergeracional profundamente marcante. Nossos alunos dessa primeira turma estão chegando em um prédio que não é um espaço qualquer, pois foi aqui onde pesquisadores desenvolveram produtos geniais que hoje alimentam o país e o mundo. Por isso, quero que tenham consciência que vocês estarão estudando em um solo sagrado e valioso pelo suor e trabalho desenvolvido aqui para a pesquisa e ciência”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A área da PUC-Campinas na Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é permanente e será dedicada a reuniões de estudos, palestras e outras atividades acadêmicas do novo Curso de Engenharia Agronômica, criado pela Universidade e pelo Instituto, que abriu sua primeira turma no início deste ano. Só esse espaço compartilhado será fixo, com as demais atividades desenvolvidas em outros espaços nas unidades de pesquisa do IAC em Campinas e nas outras unidades do Instituto em outras cidades paulistas, além das aulas na própria Universidade.

Marcelo Andriotti