Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

Ilustrada com personagens da Turma da Mônica, cartilha aborda cuidados às pessoas com Síndrome de Down na pandemia 

Material é resultado de Projeto de Extensão da PUC-Campinas junto à Fundação Síndrome de Down de Campinas

*Por Elton Mateus Felix

Alunos extensionistas da PUC-Campinas desenvolveram, junto à Fundação Síndrome de Down e com apoio da Maurício de Sousa Produções, uma cartilha personalizada voltada para familiares e cuidadores de pessoas com Síndrome de Down, expondo os cuidados necessários em tempos de pandemia. O material, lançado no início deste mês, está disponível em PDF, de forma gratuita para download. (Clique aqui para baixar)

A cartilha, elaborada com o apoio da Maurício de Sousa Produções, é ilustrada com personagens da Turma da Mônica, tendo as orientações pautadas pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As explicações foram adaptadas para o atendimento das necessidades do público-alvo: pais, cuidadores e demais profissionais que estão em contato com pessoas com Síndrome de Down.

O material dá continuidade à campanha “Previna covid-19”, lançada em abril por estudantes de Extensão, sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Kerr Saraiva. O projeto, inicialmente destinado a instruir jovens com Síndrome de Down sobre a prevenção da obesidade e doenças do coração, recebeu nova roupagem diante da pandemia, gerando conteúdo com informações de prevenção ao novo coronavírus. A população com a síndrome, de acordo com os especialistas, pertence ao grupo de maior vulnerabilidade da covid-19.

A cartilha, desenvolvida com a participação de alunos de Farmácia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade, bem como de profissionais da Fundação Síndrome de Down de Campinas, dispõe de informações sobre saúde física e bem-estar emocional do grupo familiar, e de dicas para a abordagem de questões como o isolamento social, higienização, estresse, entre outras. O material utiliza linguagem simples e didática.



Vinícius Purgato
13 de novembro de 2020