Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Ilustrada com personagens da Turma da Mônica, cartilha aborda cuidados às pessoas com Síndrome de Down na pandemia 

Material é resultado de Projeto de Extensão da PUC-Campinas junto à Fundação Síndrome de Down de Campinas

*Por Elton Mateus Felix

Alunos extensionistas da PUC-Campinas desenvolveram, junto à Fundação Síndrome de Down e com apoio da Maurício de Sousa Produções, uma cartilha personalizada voltada para familiares e cuidadores de pessoas com Síndrome de Down, expondo os cuidados necessários em tempos de pandemia. O material, lançado no início deste mês, está disponível em PDF, de forma gratuita para download. (Clique aqui para baixar)

A cartilha, elaborada com o apoio da Maurício de Sousa Produções, é ilustrada com personagens da Turma da Mônica, tendo as orientações pautadas pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As explicações foram adaptadas para o atendimento das necessidades do público-alvo: pais, cuidadores e demais profissionais que estão em contato com pessoas com Síndrome de Down.

O material dá continuidade à campanha “Previna covid-19”, lançada em abril por estudantes de Extensão, sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Kerr Saraiva. O projeto, inicialmente destinado a instruir jovens com Síndrome de Down sobre a prevenção da obesidade e doenças do coração, recebeu nova roupagem diante da pandemia, gerando conteúdo com informações de prevenção ao novo coronavírus. A população com a síndrome, de acordo com os especialistas, pertence ao grupo de maior vulnerabilidade da covid-19.

A cartilha, desenvolvida com a participação de alunos de Farmácia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade, bem como de profissionais da Fundação Síndrome de Down de Campinas, dispõe de informações sobre saúde física e bem-estar emocional do grupo familiar, e de dicas para a abordagem de questões como o isolamento social, higienização, estresse, entre outras. O material utiliza linguagem simples e didática.



Vinícius Purgato
13 de novembro de 2020