III Feira Gastronômica apresenta receitas de pratos regionais brasileiros

Evento realizado no Campus II foi organizado por alunos do Curso de Nutrição

O Curso de Gastronomia da PUC-Campinas realizou a III Feira Gastronômica nos dias 30/05 e 01/06 no Campus II. A organização foi dos próprios alunos e fez parte do componente curricular de Gastronomia e Culinária Sensorial. Alunos, funcionários e convidados puderam degustar e realizar uma análise sensorial das receitas preparadas. Cerca de 60 pessoas participaram em cada uma das quatro turmas de alunos. Entre os alimentos preparados havia cupuaçu, café, tamarindo, mandioca, feijão, coco, maracujá, abacate, banana, grão de bico, entre outros.

O projeto integrador também envolveu os componentes curriculares: Avaliação qualitativa e bases para planejamento de cardápios, Conceitos de administração e economia aplicados à nutrição e Prática de atividade do nutricionista. O objeto de estudo foi um alimento regional brasileiro, em que os alunos planejaram uma receita com bases em diversos aspectos abordados no projeto integrador, dentre eles a forma de servir o alimento, sustentabilidade para o consumo do produto, custo, disponibilidade, safra, qualidade de processamento dos ingredientres,  entre outros conteudos.

As receitas apresentadas foram cocada cremosa vegana (utilizando o coco integralmente), hamburguer de grão de bico, brownie de abacate, pudim de tapioca, bolinho de feijão e de feijoada vegetariana (a feijoada num só bolinho), torta de tamarindo, pão de ló com creme de cupuaçu, cuca de banana, charuto de repolho, bolo de banana da terra, virao de abobrinha, pão de queijo de batata doce roxa, doce de mugunzá com coco, queijo coalho com calda de maracujá, biscoito de café, chips de banana prata, pão de mandioquinha e quibe de abóbora.

Marcelo Andriotti
2 de junho de 2023