O II Fórum Desafios do Ensino de Matemática ocorreu no dia 16/09/2017 e propiciou um ambiente de reflexões, debate e aprendizagem sobre os desafios e os diferentes aspectos, e suas múltiplas dimensões, do uso de tecnologias e recursos digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem de matemática em sala de aula.

No período da manhã, aconteceu a mesa redonda Desafios e Perspectivas para o Ensino de Matemática na Era Digital, que contou com a participação dos palestrantes Prof.ª Dra. Sueli Liberatti Javaroni, Professora e pesquisadora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP-Campus de Bauru e Campus de Rio Claro, do Prof. Dr. Marcus Vinícius Maltempi, Professor e pesquisador do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada Computacional da UNESP do Campus de Rio Claro.

A Profª. Sueli apresentou um panorama do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) com respeito ao uso de tecnologias e recursos nas salas de aulas do Ensino Básico nas cidades do estado de São Paulo, evidenciando a importância de um trabalho colaborativo em todas as esferas em prol da potencialização do uso dos recursos digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem que alcance o objetivo dos alunos em alta eficiência.

Em seguida, houve a apresentação do Professor Maltempi que propiciou reflexão geral sobre o uso das tecnologias na aula de matemática e sobre uma tendência: o pensamento computacional.

Ao final das apresentações dos palestrantes, abriu-se o espaço para o debate que teve a participação ativa de Professores do ensino Básico, Professores da Faculdade e estudantes de Licenciatura que trouxeram perspectivas e visões que enriqueceram e apontaram para possibilidades de superação dos desafios apresentados.

No período da tarde, os participantes tiveram a possibilidade de construírem caleidociclos a partir da planificação de tetraedros e construções geométricas com o Origami, na oficina Produção de Materiais Manipulativos e Jogos Matemáticos, coordenada pela Prof.ª Me. Maria das Graças, e na sequência o Prof. Dr. Alex Itiro Shimabukuro  juntamente com os seus alunos bolsistas de extensão Vitor Hugo e Giovanni Buffalari, coordenaram o workshop Programação de Jogos Matemáticos em Scracth, no qual foram apresentados as diferentes ferramentas da Programação em Scracth, exemplos da utilização das ferramentas para a construção de animações e objetos de aprendizagem em matemática, na perspectiva de oferecer aos participantes possibilidades interessantes do uso da gameficação em sala de aula.

Confira as fotos do II Fórum aqui.

PUC-Campinas
21 de setembro de 2017