Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O II Fórum Desafios do Ensino de Matemática ocorreu no dia 16/09/2017 e propiciou um ambiente de reflexões, debate e aprendizagem sobre os desafios e os diferentes aspectos, e suas múltiplas dimensões, do uso de tecnologias e recursos digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem de matemática em sala de aula.

No período da manhã, aconteceu a mesa redonda Desafios e Perspectivas para o Ensino de Matemática na Era Digital, que contou com a participação dos palestrantes Prof.ª Dra. Sueli Liberatti Javaroni, Professora e pesquisadora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP-Campus de Bauru e Campus de Rio Claro, do Prof. Dr. Marcus Vinícius Maltempi, Professor e pesquisador do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada Computacional da UNESP do Campus de Rio Claro.

A Profª. Sueli apresentou um panorama do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) com respeito ao uso de tecnologias e recursos nas salas de aulas do Ensino Básico nas cidades do estado de São Paulo, evidenciando a importância de um trabalho colaborativo em todas as esferas em prol da potencialização do uso dos recursos digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem que alcance o objetivo dos alunos em alta eficiência.

Em seguida, houve a apresentação do Professor Maltempi que propiciou reflexão geral sobre o uso das tecnologias na aula de matemática e sobre uma tendência: o pensamento computacional.

Ao final das apresentações dos palestrantes, abriu-se o espaço para o debate que teve a participação ativa de Professores do ensino Básico, Professores da Faculdade e estudantes de Licenciatura que trouxeram perspectivas e visões que enriqueceram e apontaram para possibilidades de superação dos desafios apresentados.

No período da tarde, os participantes tiveram a possibilidade de construírem caleidociclos a partir da planificação de tetraedros e construções geométricas com o Origami, na oficina Produção de Materiais Manipulativos e Jogos Matemáticos, coordenada pela Prof.ª Me. Maria das Graças, e na sequência o Prof. Dr. Alex Itiro Shimabukuro  juntamente com os seus alunos bolsistas de extensão Vitor Hugo e Giovanni Buffalari, coordenaram o workshop Programação de Jogos Matemáticos em Scracth, no qual foram apresentados as diferentes ferramentas da Programação em Scracth, exemplos da utilização das ferramentas para a construção de animações e objetos de aprendizagem em matemática, na perspectiva de oferecer aos participantes possibilidades interessantes do uso da gameficação em sala de aula.

Confira as fotos do II Fórum aqui.

Leonardo Lamari
21 de setembro de 2017