Grupos da Universidade fazem série de apresentações on-line e o “PUC in Concert”

Evento do Grupo de Música terá convidados do Brasil e dos Estados Unidos

Os grupos do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas não param durante a quarentena, realizando uma série de atividades on-line. Enquanto os grupos artísticos estão organizando lives, os núcleos experimentais de Canto Coral, Dança e Teatro estão organizando iniciativas de apresentações das suas respectivas ações.
A Dança começou a transmitir atividades de alongamentos (estáticos e dinâmicos), exercícios circulares e, a depender da demanda, “minicoreografias”, com a temática “Saindo do casulo na clausura”. As atividades ocorrem de segunda a quinta, sempre às 18h, no Instagram do Grupo de Dança.
O Canto Coral fará uma live no próximo dia 04/06, às 15h, no Facebook do CCA.  A musicista Fátima Viegas se apresentará com os alunos dos Campi I e II, que farão parte da live agendada em prol das ONGs e entidades assistenciais do Jardim São Marcos e Santa Mônica. Participam das atividades as vozes masculinas do Núcleo Canto Coral, formado pelos alunos Daniel Sant’Anna (CCHSA), Jessé Sant’Anna (CCV), Erick Gonçalves (CCV) e Euller Reis (CCV).

Roteiro:
Professor Donizeti – abertura
Fátima Viegas – voz e percussão – “Canta, Canta, Minha Gente” (Martinho da Vila)
Daniel Sant’Anna (CCHSA) – “Casa no Campo” (Zé Rodrix)
Jessé Sant’Anna (TO) – “Novo tempo” (Ivan Lins)
Euller Reis (Medicina) – “Maria, Maria” (Milton Nascimento)
Fátima Viegas – voz e teclado – “Smile” – versão em português (Charles Chaplin/ Djavan)
Erick Gonçalves (TO) – “A Paz” – versão em português (Michael Jackson)
Professor Donizeti – encerramento
Todos os participantes – “Suíte dos Pescadores”- Dorival Caymmi
Outro grande evento é o “PUC in Concert”, uma série de apresentações ao vivo realizadas a partir do software StreamYard, que serão transmitidas para o canal do CCA no Facebook. As cinco apresentações da série, com duração de 20 a 30 minutos cada, terão a participação de músicos renomados e serão realizadas diariamente, às 12h30. Nelas, os diferentes instrumentistas apresentam-se e falam sobre suas carreiras.

Veja a programação:
08/06 – 12h30 – Apresentação do contrabaixista José Alexandre
09/06 – 12h30 – Apresentação do percussionista Rogério Boccato (foto)
10/06 – 12h30 – Apresentação da compositora Sandy Simmons
11/06 – 12h30 – Apresentação do saxofonista Flávio Corilow
12/06 – 12h30 – Apresentação do cravista Edmundo Hora.
Na apresentação do dia 08/06, o convidado é o contrabaixista José Alexandre Leme Lopes Carvalho, doutor pela Unicamp e professor na Graduação e na Pós-Graduação. Desenvolve um trabalho voltado à pesquisa de Música Brasileira, principalmente o Samba e o Maxixe. Como instrumentista, tem colaborado com músicos no Brasil e no exterior.
No dia 09/06, é a vez do percussionista Rogério Boccato (foto), músico brasileiro que trabalha nos Estados Unidos. Formado pela Unicamp, atuou como professor da Universidade, percussionista da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, além de desenvolver sólida carreira como músico profissional. Atualmente, é professor da Universidade de Manhattan, músico e palestrante convidado em universidades nos Estados Unidos e Europa.
No dia 10/06, a participação será de Sandy Simmons, compositora norte-americana. Doutora pela Baylor University e multi-instrumentista, atuou como trompista de orquestras importantes e como docente convidada na Universidade Federal do Paraná.
No dia 11/06, o saxofonista Flávio Corilow é o convidado. Ele é coordenador do Grupo de Música Popular da PUC-Campinas. Multi-instrumentista com formação pela Unicamp, é integrante do Quarteto de Saxofones “Sax Bem Temperado” com dois CDs gravados e apresentações no Brasil e Estados Unidos.
O encerramento será dia 12/06 com o pianista Edmundo Hora, considerado uma autoridade nas composições de J. S. Bach. Ele é doutor pela Unicamp e professor da Pós-Graduação. Como cravista, tem se apresentado no Brasil e Europa. Participou da gravação da série de CDs intitulados Magna Sequentia, que a pianista brasileira Sonia Rubinsky gravou pelo selo Europeu Naxos.

Marcelo Andriotti
2 de junho de 2020