Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Em encontro na 2ª-feira, 13/03, no Campus I, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Comércio Exterior (Gecex), da PUC-Campinas, anunciará a realização de levantamento regional sobre empresas com potencial para exportação e importação.

O Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas realiza nesta segunda-feira, 13 de março, às 19h, no Auditório D. Gilberto, Campus I, encontro para apresentação das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa em Comércio Exterior (Gecex) aos cerca de 500 alunos do curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior. O evento terá, entre outros atrativos, o anúncio da realização ainda neste ano de 2006 pelo Gecex de um levantamento sobre as micro, pequenas e médias empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com potencial para atuar nos segmentos de exportação e importação.

Segundo o diretor do curso, professor José Antonio Olmos, ainda predomina no Brasil o tabu de que as atividades de comércio exterior devam se limitar às grandes empresas. “É um equívoco que limita nossa participação do mercado internacional”, diz ele. “O Gecex decidiu realizar este levantamento justamente para comprovar, no âmbito regional, que numerosos micro, pequenos e médios empresários têm todas as condições de conquistar espaços no mercado internacional”, complementa.

O Gecex é formado por alunos e professores do Curso de Comércio Exterior. É coordenado pelo estudante Augusto de Sousa Filho e orientado pela professora Rachel Seydell. Comparado aos demais grupos de pesquisa da Universidade, tem como um dos importantes diferenciais a meta de unir – no âmbito da sua especialidade – as atividades de estudos e pesquisa com as atividades de extensão, por intermédio da produção e divulgação de trabalhos, não só para o meio acadêmico, mas também para atender as necessidades práticas da comunidade em geral.

“Em um primeiro momento, nossa intenção com este levantamento é mostrar um novo panorama de oportunidades para importação e exportação à administração da RMC e entidades comerciais e industriais da região. Em um segundo momento, queremos colaborar com os empresários interessados, para ajudá-los no processo de aquisição de informações e de instrumentação gerencial e legal para se adequarem aos trâmites comerciais internacionais”, explica o professor.

Olmos antecipa que o Gecex está estruturando um site, para ser hospedado como link do Centro de Economia e Administração (CEA) no portal www.puc-campinas.edu.br. O site divulgará periodicamente os resultados de estudos e pesquisas realizadas pelo grupo e também disponibilizará os serviços por ele oferecidos à comunidade.

Moacyr Bighetti é um dos convidados desta segunda-feira

Um dos convidados para o encontro desta próxima segunda-feira é Moacyr Ramos Bighetti, especialista e consultor de comércio exterior. Co-autor do livro Exportar é fácil, lançado pela Editora Art e Meios, Bighetti falará sobre sua experiência profissional e sobre o cenário para a exportação e importação nos próximos anos.



Portal Puc-Campinas
10 de março de 2006