Funcionários participam de oficinas sobre alimentação saudável

Grupos irão aprender sobre tipos de alimentos e como montar um prato mais saudável

Funcionários e funcionárias do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da PUC-Campinas ganharam a oportunidade de aprender mais sobre os alimentos e até mesmo de montar um prato mais saudável. Eles iniciaram a participação no Projeto de Extensão “Promoção de Alimentação Saudável aos Funcionários Técnico-Administrativos” da PUC-Campinas, no Campus I da Universidade. O objetivo é que, por meio de oficinas, todos possam entender mais sobre os alimentos.

“Por meio de orientações que eles recebem nas oficinas educativas, eles podem aplicar o conteúdo assimilado na rotina alimentar e melhorar os hábitos alimentares, consequentemente cuidando melhor da saúde”, explica a Profa. Dra. Monize Cocetti, da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas, que é a responsável pela iniciativa.

O projeto, que será desenvolvido até o fim do ano, foi programado para ser aplicado em turmas. Os funcionários foram divididos em grupos. Cada equipe vai participar de quatro oficinas em quatro momentos diferentes. Eles irão aprender sobre o grau de processamento dos alimentos – saber diferenciar entre um alimento in natura, ingredientes culinários, alimentos processados e ultra processados. E ainda, receberão dicas de como montar um prato que traga benefícios à saúde.

As oficinas serão ministradas pela Professora Monize Cocetti, com apoio dos estudantes voluntários, que também preparam o material utilizado nas aulas.

Os temas que serão ministrados para os funcionários nos encontros são: substituições e combinações em refeições, guia alimentar para a população brasileira, cuidados na escolha e manipulação de alimentos, entre outros aspectos.

O projeto acontece no Campus I da Universidade e será desenvolvido durante toda segunda-feira, às 13h.

Carlos Giacomeli
2 de setembro de 2022