Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas lança Projeto Interdependência no Mescla, na PUC-Campinas

Fórum apresenta site com toda a trajetória da ciência na região de Campinas, desde o século XIX

O Mescla, da PUC-Campinas, recebeu, na noite desta terça-feira (12), o lançamento do Projeto Interdependência, do Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC), contemplado na edição de 2022 da Lei Federal nº 8.313/1991 de incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tendo como patrocinadora a empresa Bosch. O objetivo é divulgar, por meio de um website, a trajetória da ciência na Região de Campinas.

Reitor relembrou a construção do ecossistema de inovação

O lançamento contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas e presidente do Conselho Curador do Fórum, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; do Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; do Presidente do Fórum, Eduardo Gurgel do Amaral; do Head de Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Bosch América Latina, Carlos Abdalla; da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; além do corpo técnico de especialistas que participaram do desenvolvimento do site, membros do FISC e empresários da região.

Na abertura do evento, as autoridades presentes ressaltaram a importância do projeto, abordando também todo o processo de construção do grupo de trabalhos, que tem refletido no fortalecimento do ecossistema de inovação de Campinas.

O Reitor da PUC-Campinas relembrou todos os eventos já realizados, o caminho importante construído até aqui e desejou avanços para 2024. “Tudo que foi construído nos inspira para continuarmos a avançar em 2024. Muitas vezes, fazemos várias reuniões e não percebemos os avanços de imediato. Mas o tempo mostra que o Conselho do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) tem dado passos importantes, que consolidam o ecossistema. Com isso, queria desejar que, em 2024, os sonhos que construímos aqui possam se realizar”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“Cada passo que nós damos abre novas possibilidades, mas também aumenta nossa responsabilidade de conseguir resultados e rumar na direção de transformar esse ecossistema em algo que tenha um peso ainda maior do que tem hoje. Nós temos feito um esforço imenso para estreitar relações entre as nossas instituições e com empresas. Fico muito feliz que estejamos caminhando nessa direção e desejo que tenhamos um 2024 com mais inovação e com mais ciência e tecnologia na nossa região”, disse o Reitor da Unicamp.

O presidente do Fórum relembrou o processo da construção do site e da submissão do projeto à Lei Rouanet, e falou da importância desse passo para a valorização da história da ciência na região. “Nós procuramos trazer o projeto para a região e fazer história. Basicamente, é uma primeira ação com um conteúdo muito bem elaborado por uma equipe de primeira linha. Foi algo muito bem gerenciado e estamos muito orgulhosos”, afirmou Gurgel.

O Head de Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Bosch América Latina deu relevo à iniciativa e se disse privilegiado por fazer parte dessa construção. “Para nós foi um privilégio ter chegado às nossas mãos essa proposta, que vai ao encontro do que nós acreditamos. Estamos em Campinas desde 1956 e tudo que envolve tecnologia tem a ver conosco. Estar em uma cidade como Campinas, que reúne um conglomerado de institutos de pesquisa, universidades e entidades parceiras é um privilégio. Nós temos conseguido emplacar muitas oportunidades, graças a esse ecossistema. Nós pensamos que é importante ter esse projeto, esse conteúdo, e que seja acessível. Acreditamos que qualquer progresso só se faz por meio de ações conjuntas. Temos que unir esforços e acreditamos em iniciativas como essas”, reforçou Abdalla.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas também fez questão de relembrar a construção do grupo de trabalho, com a criação do HIDS e deu ênfase à atenção especial que a prefeitura dá a esse tema. “Nós estamos avançando em consolidar cada vez mais esse ecossistema. Acredito que essa união está fazendo diferença. E acho que tudo isso começou com o projeto HIDS, que nos uniu. A prefeitura e o Governo Dário Saadi têm um apreço muito grande a essa questão e, hoje, está incorporado ao discurso dele a pauta de Campinas ser, de fato, um polo de ciência, tecnologia e inovação e a importância que isso tem”, salientou Adriana Flosi.

Na sequência, foi a vez dos responsáveis pelo site explicarem o processo de construção. O conteúdo e a parte técnica foram detalhados pela coordenadora da equipe FISC, a arquiteta Dra. Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo Leite; o diretor e produtor cultural Antoine Kolokathis, da empresa Direção Cultura Produções; a historiadora Dr. Isabela Cristina Salgado; e o sócio administrador da empresa Toborino Software Ltda, Luís Gustavo Neves de Magalhães.

Eles explicaram a motivação da construção do site, bem como a disposição de conteúdos e os critérios visuais e de organização dos textos. No novo site, é possível acessar, entre vários conteúdos, o histórico do Fórum, uma linha do tempo do polo de alta tecnologia, sobre as instituições que compõem o FISC, e a importância da Ciência e da Tecnologia para a Região.

Para navegar pelo site e por todo o conteúdo disponível, basta clicar aqui, ou acessar: https://www.forumcampinas.org.br/interdependencia/



Carlos Giacomeli
13 de dezembro de 2023