Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Fisioterapia: Gincalouro acolhe novos estudantes e reforça cultura de respeito

Evento recepcionou novos estudantes com programação variada

Em clima de comemoração e acolhimento, os novos alunos do curso de Fisioterapia da PUC-Campinas foram recebidos no último dia 19 de fevereiro com a tradicional Gincalouro. A iniciativa, organizada pela comissão de alunos veteranos, é um marco na integração dos calouros e um importante reforço à cultura de respeito e combate ao trote violento.

Para a Profa. Ma. Ana Claudia Buchene Pieroni, Diretora do curso de Fisioterapia, a Gincalouro vai além de dar as boas-vindas: “Nosso objetivo principal é fortalecer os laços de união e parceria entre todas as pessoas envolvidas com o curso para que, de forma geral, todos se sintam pertencentes ao grupo”.

Da integração à solidariedade

As atividades da Gincalouro são planejadas com um ano de antecedência, dentro de um cronograma de reuniões com a Direção do curso e estudantes participantes da Comissão Organizadora da iniciativa. De acordo com a Profa. Ma.  Ana Claudia, as atividades delineadas são sempre pensadas para “apresentar funcionários, professores, comissões existentes no curso de Fisioterapia, como Diretório Acadêmico, Atlética, Bateria, Jornada Acadêmica, além de programas de estudo contínuo”.

A programação inclui desde uma apresentação no auditório até uma animada gincana que envolve brincadeiras interativas entre todos os estudantes e a contagiante apresentação da Bateria da Fisioterapia. A Gincalouro, ainda, se destaca por seu caráter solidário: os participantes arrecadam doações que são entregues a uma instituição selecionada, proporcionando a vivência com ações preventivas junto à comunidade beneficiada.

A recepção calorosa dos veteranos fez toda a diferença para os calouros. “Os relatos que recebemos dos novos estudantes foram os melhores possíveis, pois, eles se sentiram acolhidos e pertencentes”, contou a Profa. Ma. Ana Claudia. Para a docente, o evento proporciona a chance de conhecer pessoas além da sala de aula, abrindo possibilidades de amizades, estudo e até compartilhamento de moradias. “Existem diferentes formas amigáveis e saudáveis de entrosamento dos novos estudantes sem a necessidade de brincadeiras desagradáveis e perigosas”, completou. A Universidade apoia a iniciativa, oferecendo a infraestrutura necessária e divulgando o evento para incentivar a participação dos calouros.



Carlos Giacomeli
6 de março de 2025