Festival colaborativo de criatividade terá abertura realizada no Mescla da PUC-Campinas nesta quarta-feira (20)

Evento, que acontece em 130 cidades do mundo, marca o Dia Mundial da Criatividade. Campinas terá cerca de 20 atividades gratuitas nos dias 20, 21 e 22 de abril

O Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), comemorado no dia 21 de abril, terá suas atividades realizadas em 130 cidades do mundo a partir de amanhã (20). Em Campinas, o evento terá sua abertura sediada no Mescla da PUC-Campinas, às 10h. O local, escolhido pela vocação no estímulo à inovação e ao empreendedorismo, receberá autoridades do município, docentes e profissionais envolvidos na organização do evento.

Em sua 5ª edição, o evento de 2022 recebe o tema “Celebrar a vida” e conta com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) ao redor do mundo, sendo 20 em Campinas. As iniciativas, que visam fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável, estão com inscrições abertas pelo site oficial do evento.

As atividades deste ano se organizam em quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação, também disponível no site do World Creativity Day Campinas 2022, inclui palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshops e shows. Além de ações presenciais, haverá apresentações on-line, em tempo real para permitir interação com os palestrantes.

Confira a programação dos eventos presenciais:

Quarta-feira (20)

• 19h30 – Promovendo a criatividade no seu cotidiano com o Points of You
  • 20h – Sessões Especiais WCD no Cineclube Terracota

Quinta-feira (21)

• 9h – Grafite morro acima
  • 10h – Feira de jogos para ampliar sua criatividade
  • 14h – Colcha de retalhos
  • 14h – Arte: mais imprescindível impossível
  • 17h – Criativichá: bate papo com ativistas do Movimento Campinas Criativa
  • 18h – Cine Quebrada

Sexta-feira (22)

• 18h: Música na calçada

Para consultar a programação completa de Campinas e realizar a inscrição, basta acessar o site www.diamundialdacriatividade.com.br. Para visualizar o cronograma global, a página de acesso é www.worldcreativityday.com. As inscrições são gratuitas.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

Vinícius Purgato
19 de abril de 2022