Fake news – implicações da prática na política e na saúde

Num momento em que vivemos duas graves crises, política e sanitária, também temos um problema paralelo e que envolve ambos setores: as Fake News. Enquanto na política, o Inquérito das Fake News e a CPI das Fake News geram discussões sobre a legitimidade da campanha eleitoral de 2018 e qual o limite entre liberdade de expressão e manifestações antidemocráticas, no âmbito sanitário a disseminação de informações e notícias falsas pode gerar ainda mais problemas no combate ao novo Coronavírus. Neste episódio, debatemos detalhes sobre as Fake News, as suas consequências, o que pode mudar em breve e o que cada pessoa, em particular, pode fazer para combater a prática.
Convidados: Christiany Pegorari Conte – Professora do curso de Direito, Coordenadora dos cursos de Especializacão em Direito Digital e de Extensão em Crimes Digitais da PUC-Campinas e Marcel Cheida – Professor do cursos de Jornalismo da PUC-Campinas
Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Raphaela Ribeiro – jornalista e Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas).

Avelino Souza
25 de junho de 2020