Faculdade de Serviço Social desenvolve experiência Coil com Portugal

Evento colaborativo reuniu 30 estudantes da PUC Campinas e 16 do ISMT, de Coimbra

A Faculdade de Serviço Social de PUC-Campinas desenvolveu sua primeira experiência Online International Collaborative Learning (COIL) com o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), de Coimbra, Portugal – Serviço Social – Escola Superior de Altos Estudos.

A partir da Disciplina “Gerontologia Aplicada ao Serviço Social”, ministrada nas duas Universidades pelas professoras doutoras Jeanete Liasch Martins de Sá e Fernanda Daniel, estabeleceu-se o Projeto COIL denominado “O processo de envelhecimento no Brasil e em Portugal e as políticas públicas dirigidas à pessoa idosa: análise comparativa”.

Durante cinco semanas, 30 estudantes da PUC Campinas e 16 do ISMT, organizados em equipes multinacionais, participaram, de maneira síncrona e assíncrona, de tarefas predefinidas, voltadas para a configuração do envelhecimento no Brasil e em Portugal, levantando as políticas públicas dirigidas à pessoa idosa, de modo a comparar as duas realidades. O resultado do trabalho foi socializado e debatido em encontro de 3 de dezembro.

As ferramentas on-line utilizadas correspondem à Plataforma TEAMS, e-mail e Whatsapp. Os objetivos previstos inicialmente foram atingidos de maneira satisfatória, com a abertura para novas realidades, o desenvolvimento de parcerias e relacionamentos multinacionais a partir de um projeto comum, a colaboração entre docentes e discentes, e a capacidade de comparar e analisar informações.

A experiência bem-sucedida com o COIL abre possibilidades futuras de intercâmbio entre as duas instituições de Ensino Superior não só com a Faculdade de Serviço Social, mas com outros cursos.

Marcelo Andriotti
6 de dezembro de 2022