
Faculdade de Relações Públicas realiza Encontro de Clientes de Projetos Experimentais
O evento buscou aproximar professores e estudantes das empresas e os seus representantes
A Sala 800 da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), localizada no prédio H01 do Campus I da PUC-Campinas, recebeu, na noite do último dia 4 de setembro, o 20º Encontro de Clientes de Projetos Experimentais.

Para o diretor da Faculdade de Relações Públicas, Prof. Me. Pedro Arthur Nogueira, o Encontro “é muito importante porque cria um novo ponto de contato com os clientes dos projetos experimentais. Ele serve, justamente, para que nós possamos nos aproximar deles enquanto instituição e mostra a importância dos projetos para os alunos e alunas, para os clientes e para a PUC-Campinas”.
O evento, que acontece desde 2006, e que entre 2020 e 2022 ocorreu de forma virtual, em virtude da pandemia de Covid-19, foi implantado como uma iniciativa pioneira da Faculdade de Relações Públicas, com o intuito de aproximar a Universidade, através de seus professores e estudantes, das empresas clientes e os seus representantes.
Programação
Após a abertura oficial, realizada pelo diretor da Faculdade de Relações Públicas, Prof. Me. Pedro Arthur Nogueira, e pela responsável pela edição deste ano do Encontro, Profa. Dra. Cíntia Liesenberg, os convidados foram apresentados aos espectadores. Estiveram presentes representantes do pub e bar Lab General Store, de Campinas; da Vinícola Terrassos, de Amparo; do Country Club Valinhos; e da creche e hotel para cães Casa de Bichos, de Piracicaba.
Logo depois, foi mostrado a eles o processo de elaboração dos projetos experimentais de Relações Públicas, com o intuito de integrar empresários e docentes e fortalecer a relação universidade-mercado. Os clientes puderam contar ainda com um espaço para o esclarecimento de dúvidas e tiveram a oportunidade de consultar trabalhos desenvolvidos em turmas formadas em anos anteriores. Por fim, foi realizado um coffee break de integração entre os professores e os representantes das empresas clientes.

De acordo com a responsável pela edição deste ano do Encontro, Profa. Dra. Cíntia Liesenberg (à frente e à esquerda, prestigiando o evento), este é “uma atividade tradicional da Faculdade de Relações Públicas, cuja quantidade e diversidade de clientes aponta para os inúmeros tipos de organizações atendidas, como também, para a contribuição da PUC-Campinas e, especificamente, da Escola de Linguagem e Comunicação, para a região em que se situa e para a abertura de mercado de futuros egressos”.
Tradição e conhecimento
Segundo a professora Cíntia, o evento é “uma atividade tradicional da Faculdade de Relações Públicas, cuja quantidade e diversidade de clientes aponta para os inúmeros tipos de organizações atendidas, como também, para a contribuição da PUC-Campinas e, especificamente, da Escola de Linguagem e Comunicação, para a região em que se situa e para a abertura de mercado de futuros egressos”.
Ela continua explicando que “no curso, para a realização dos projetos experimentais, os alunos e alunas se organizam em assessorias, realizam a captação de clientes de mercado e, com base em diferentes etapas de levantamento de informações, desenvolvem um diagnóstico que norteia a elaboração de um plano com estratégias e ações voltadas para o aprimoramento da comunicação e relacionamento da organização com seus públicos de interesse. Em relação ao evento, por sua vez, os participantes conhecem mais sobre as empresas atendidas, sobre as etapas de um projeto, esclarecem dúvidas e trocam informações sobre o processo de trabalho, o que contribui para uma maior compreensão da atividade do profissional de relações públicas e para a elaboração de soluções mais precisas diante dos desafios enfrentados pelos clientes”.
Interação entre estudantes e clientes
Para o professor Pedro, por sua vez, o evento “é muito importante porque cria um novo ponto de contato com os clientes dos projetos experimentais. Ele serve, justamente, para que nós possamos nos aproximar deles enquanto instituição e mostra a importância dos projetos para os alunos e alunas, para os clientes e para a PUC-Campinas”.
“O projeto experimental em Relações Públicas busca clientes reais e essa interação entre os empresários e os estudantes é vital para que eles entendam como é a vida real no dia a dia do trabalho, então, os estudantes trocarem ideias com os empresários é entender que o que a gente trata na teoria, aqui na Universidade, lá, no mercado de trabalho, torna-se prática, ou seja, essa interação é o que a gente mais busca e é o grande objetivo da realização deste encontro”, finaliza o diretor.

