Criada em 1949, a Faculdade de Odontologia completa 65 anos de sua fundação. A data festiva será comemorada com a tradicional Jornada Odontológica, que ocorre em novembro e, que neste ano, terá um encontro de ex-alunos, graduados no curso.

Esse curso faz parte do Centro de Ciências da Vida (CCV) e localiza-se no Campus II, à Avenida John Boyd Dunlop, Jardim Ipaussurama, em Campinas, local em que funciona o Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP). Em sua trajetória, buscou formar um cirurgião-dentista generalista, com sólido embasamento técnico-científico e capaz de atuar em equipe multidisciplinar, visando à educação.

De acordo com o Diretor da Faculdade, Prof. Dr. João Vicente da Silva o aluno deve ter não só uma formação técnica, mas também ser um agente de saúde dotado de espírito crítico e consciente de suas responsabilidades em face à realidade do meio social em que atua. “Aqui, formamos um profissional preparado para atender à comunidade e que se preocupa com o ser humano em todas as suas dimensões”, analisa.

O trabalho social desenvolvido pela Faculdade de Odontologia é também um dos grandes destaques nestes 65 anos de história. O cenário da prática pedagógica estende-se para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para as Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Município de Campinas.

“Oferecemos atendimento gratuito à população, em diversas especialidades”, ressalta o Prof. Dr. João Vicente da Silva.

Cidade da Saúde

O Campus II da PUC-Campinas é conhecido como a "Cidade da Saúde". O nome se deve ao fato de estarem reunidos no mesmo local o Hospital Universitário e todos os cursos do CCV, composto pelas seguintes Faculdades: Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O Hospital e Maternidade Celso Pierro é referência para Campinas e região, conta com 340 leitos, sendo 240 destinados ao convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) e 100 para convênios privados e particulares distribuídos nas Unidades de Internação, Prontos-Socorros adulto, infantil, ginecologia/obstetrícia e ortopedia, além de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, pediátrica, neonatal e coronária.

1 de outubro de 2014