Faculdade de Medicina participa de ´gincana do bem´

Evento terá doação de sangue e plasma convalescente, agasalhos, sapatos, cobertores, alimentos, produtos de higiene e EPIs para a área de saúde

Os alunos da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas estão participando do Dia D de Doação, promovido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), em parceria com o Hemocentro da Unicamp. O evento é uma grande “gincana do bem”, com a participação de todas as faculdades de medicina da região. Na ação, será possível doar sangue, plasma convalescente, alimentos, itens de higiene, agasalhos, cobertores, calçados e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a área de saúde. Ganha o time que somar mais pontos. “Mesmo neste contexto de pandemia, as outras enfermidades continuam existindo e os pacientes portadores de doenças neoplásicas, doenças cirúrgicas, precisam dos recursos objetivadas pela campanha, em especial a doação e sangue, para que possamos, dentro de nossas obrigações médicas, atendê-los de forma adequada, segura e eficiente”, destacou o diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, professor Joaquim Simões Neto.

Toda a comunidade acadêmica, amigos e familiares podem participar. Apesar de o Dia D de Doação ser em 7 de setembro, a PUC-Campinas já deu início à campanha e está fazendo a arrecadação. Para ajudar, basta entrar em contato pelo e-mail diadtimepucc@gmail.com. “A mobilização criada pelo Diretório Acadêmico Maria Aparecida Baroni, da Faculdade de Medicina da PUC, é muito importante no sentido de ampliar o interesse dos futuros médicos em apoiar a nossa sociedade civil”, disse Neto.

Para o diretor, é extremamente louvável que o acadêmico de medicina esteja imbuído, na sua essência, das aptidões e esforços relacionados ao ofício, ações essas marcadas em nossa essência Institucional: compartilhar o conhecimento de modo competente e inovador em suas atividades-fim, visando à formação integral da pessoa humana e à capacitação de profissionais de excelência que contribuam para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

A iniciativa, que faz parte da campanha Seja um herói Junto com a gente, quer arrecadar o maior número de itens para beneficiar a população de diversas formas. “Os alimentos e produtos de higiene serão destinados à campanha Mobiliza Campinas, da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas). Os agasalhos, cobertores e calçados vão para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Campinas. Os EPI´s, para a Secretaria de Saúde de Campinas. Já o sangue e o plasma convalescente vão para o Hemocentro da Unicamp, que montará uma estrutura completa, na sede da SMCC, no dia do evento, para 120 doadores”, explica o organizador do evento e diretor comercial e de marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

Ele conta que a ideia surgiu por causa do baixo estoque de sangue na cidade, mas que depois a ação foi crescendo e chegou ao formato atual. “Aproveitamos a oportunidade para reunir os acadêmicos de medicina da região. Com o envolvimento deles, além de ajudar milhares de pessoas, ainda podemos trabalhar essa questão da solidariedade em dezenas de futuros médicos, afinal, como diz o slogan da campanha: herói é quem ajuda o próximo”, comenta.

O time vencedor receberá vários prêmios, inclusive em dinheiro, além de todo o reconhecimento da classe médica. “Os prêmios são um incentivo, mas as faculdades estão engajadas pela causa. E isso é o mais importante”, reforça o organizador.

Como ajudar antes do evento:

– Entre em contato com o seu time por e-mail e combine a entrega da doação ou o agendamento para a doação de sangue.

– Também é possível comprar uma cesta básica no link https://supermercadosdalben.com.br/diad e escolher o seu time para receber a doação. A entrega será feita diretamente à campanha pelo Supermercado Dalben, parceiro do evento. O valor da cesta básica é R$ 60,00.

Como ajudar no Dia D de Doação (7 de setembro):

– Todas as doações (com exceção do sangue e plasma convalescente, que precisam de agendamento prévio) poderão ser entregues diretamente na sede da SMCC (na Rua Delfino Cintra, 63, Centro), no dia 7 de setembro, das 8h30 às 15h, em sistema drive-thru. Na hora da entrega, basta falar que está doando para o time da PUC-Campinas.

Por Patricia Mariuzzo

Marcelo Andriotti