Faculdade de Medicina da PUC-Campinas participa do “Dia D” de Doação durante Gincana do Bem

Coleta será realizada neste sábado (23), na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, no Centro

Os alunos da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas vão doar sangue e hemoderivados para o Hemocentro de Campinas, como parte de uma das ações da “Gincana do Bem”, organizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). A coleta será realizada no dia 23 de setembro, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC,) na Rua Dr. Delfino Cintra, 63, Centro.

Apesar de ser uma ação direcionada aos estudantes de Medicina, toda a comunidade pode participar, desde que esteja dentro do perfil. Para ser um doador de sangue é necessário pesar mais do que 50kg e ter entre 18 e 69 anos (pessoas com idade entre 16 e 17 anos podem doar com consentimento formal e presencial dos pais; maiores de 60 anos não podem doar pela 1ª vez).

As doações de sangue, além de salvar vidas, também geram pontos às equipes participantes da Gincana do Bem, neste ano representadas pelas faculdades de Medicina da PUC-Campinas, Unicamp, São Leopoldo Mandic e UniEduk.

Além da doação de sangue, a gincana contempla outras ações como: doação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene, doação de roupas, calçados, roupas de cama e roupas de banho.

Para o decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, esta iniciativa é muito importante, tendo em vista a demanda sempre crescente da utilização de sangue e hemoderivados na saúde. “Além disso, mostra que os nossos alunos estão em concordância com os valores da PUC-Campinas, seja no compromisso social, como na prática da fraternidade e da solidariedade”, reforça.

O Dia D de Doação é promovido pela SMCC em conjunto com o Hemocentro de Campinas, e conta com o apoio da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), que vai receber as doações de alimentos, e da Prefeitura Municipal de Campinas, que receberá itens para a campanha do agasalho.

Toda a comunidade pode contribuir, basta escolher o que doar (sangue, alimentos, produtos de higiene, roupas e calçados) e entrar em contato com nosso time de alunos da faculdade de Medicina pelo e-mail: diadtimepuccamp@gmail.com

Carlos Giacomeli
21 de setembro de 2023