Faculdade de Matemática completa 80 anos e promove live comemorativa nesta sexta-feira

Aberta ao público, atividade terá início às 19h20, com transmissão gratuita pela plataforma Webex. Inscreva-se!

A Faculdade de Matemática da PUC-Campinas celebra, nesta sexta-feira, dia 29, por meio de live gratuita, seu aniversário de 80 anos. Nascido no mesmo período de instauração da Universidade, o curso é referência na região e no país, tendo formado mais de 3 mil profissionais. Essa história será contada no evento, que terá início às 19h20 pela plataforma Webex. Os interessados devem se inscrever clicando aqui.

Criada em 1941, a Faculdade de Matemática iniciou suas atividades no Campus Central da PUC-Campinas com o propósito de formar professores para lecionar nos colégios confessionais e leigos existentes na cidade. Saindo do Pátio dos Leões em 1989, o curso seguiu sua trajetória no Campus I da Universidade. Neste período, 65% dos professores de matemática da rede pública estadual de Campinas eram formados na Instituição.

Ao longo das décadas, a Faculdade se consolidou por oferecer corpo docente sólido e integrado para atender as disciplinas da área, preocupando-se também com a formação continuada dos professores por meio das atividades de Pós-Graduação da Universidade. Criou o LEMA, espaço de apoio para as práticas de ensino de matemática e estágios supervisionados, e vem realizando diversos programas e projetos, como o Concurso On-line de Matemática, o Café Matemático e as ações de extensão voltadas à comunidade da região de Campinas.

Em resposta às demandas educacionais do contexto contemporâneo, motivadas pelos avanços tecnológicos, foi implementado o inovador Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, com ênfase em Informática Educativa, cujo diferencial reside no incentivo à criatividade e na construção do conhecimento por intermédio da utilização didático-pedagógica do computador, capacitando também o licenciando para atuar na coordenação e gerenciamento de recursos computacionais, no âmbito educacional.

“A organização curricular faz um compromisso harmonioso de disciplinas específicas de matemática, disciplinas tecnológicas e de programação para capacitar os alunos na atuação do ensino maker por meio das tecnologias de impressão 3D e robótica; na elaboração de recursos digitais e de aplicativos para o ensino de matemática, bem como jogos matemáticos com vistas a atender as demandas do mundo contemporâneo”, afirma o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva, diretor do curso.

Live comemorativa

O evento terá a participação da Profa. Eliane Amstalden Möller, egressa do curso, que dará uma palestra com o tema “Conhece a matemática e dominarás o mundo! ”. A conferência tem início às 20h20, após a abertura oficial do encontro, breve apresentação sobre a história da Faculdade de Matemática e homenagem aos professores.

“Essa data celebra a vanguarda da Faculdade na missão de formar jovens e educadores para atuar no ensino de matemática na região de Campinas e em outras regiões do nosso país. Levando mais que conhecimento, mas uma contribuição humana no que tange à transmissão de valores e princípios, dado o caráter confessional da nossa Instituição e o compromisso dela em zelar pela dignidade humana”, finaliza Monteiro.

Serviço:

“80 anos da Faculdade de Matemática”

Dia: 29/10/21

Horário: 19h20 às 22h

Local: plataforma Webex (inscreva-se)

Participação: gratuita e aberta ao público

Vinícius Purgato
27 de outubro de 2021