Faculdade de enfermagem comemora 50 anos com uma série de ações

Entrega de brinquedos, materiais escolares e ações educativas estão na agenda

A Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas realizará durante o mês de outubro uma série de atividades em comemoração aos 50 anos do curso, celebrados neste ano de 2022. As ações, que já vem sendo realizadas durante todo o ano, terão nova programação neste mês.

A agenda começou com a entrega de brinquedos em Instituição na Cidade dos Meninos, em Campinas, no último dia 10 de outubro. As entregas vão acontecer também no próximo dia 19. As instituições prestam atendimento à população infantil em situação de vulnerabilidade.

Ação de agosto no Shopping Parque das Bandeiras

As ações também vão beneficiar os mais velhos. No dia 19 de outubro, estudantes e professores da Faculdade estarão em duas unidades do Firenze Residencial para Idosos. A ação educativa recebeu o nome de “ Envelhecimento Saudável” e terá a realização de atividades como oficinas de autocuidado, rodas de conversa e atividades lúdicas envolvendo música e bingo.

No dia 20 de outubro, o grupo irá até o Jardim Ipaussurama em visita ao Centro de Educação Infantil Aurora Santoro, levar a ação educativa intitulada “Cuidados em Saúde”, que será desenvolvida junto aos pais das crianças como foco na promoção da saúde infantil.

Nos dias 19 e 20 de outubro, outras ações estão previstas, em celebração da data. Só no Hospital da PUC-Campinas, haverá as seguintes ações: “ Promoção da Saúde: Outubro Rosa e Prevenção Doenças Crônicas não transmissíveis ”, “Promoção da Qualidade de Vida”, intitulada “Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama” e “Educação em saúde como forma de cuidar”.

Além disso, nesses dois dias, um grupo de estudantes de Enfermagem estará no Shopping Parque das Bandeiras realizando uma ação educativa sobre “Promoção da Saúde: Outubro Rosa”. Quem passar pelo shopping durante todo o dia receberá um material sobre as temáticas de estilo de vida saudável, câncer de mama e câncer de colo de útero.

No dia 21, haverá missa na ingreja localizada no Campus II

Outra ação prevista, nos dias 19 e 20 de outubro, às 9h, é uma ação em uma penitenciária da cidade, chamada “ Promoção da Saúde: Saúde da Mulher e Prevenção de Doenças Crônicas não transmissíveis”, que será realizada junto a reeducandas, com coleta de citologia oncótica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e distribuição de folders sobre câncer de mama.

No dia 21, haverá missa comemorativa na Igreja Nossa Senhora da Esperança, localizada no Campus II, e posteriormente o evento “50 anos da Faculdade de Enfermagem – Fazendo História”, das 10h15 às 12h25, no Auditório Monsenhor Salim, também no Campus II.

E para fechar as comemorações, entre 7 de novembro e 5 de dezembro serão arrecadados materiais escolares para a entrega a instituições que atendem crianças carentes em Campinas.

“A trajetória da Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas nesses 50 anos é indispensável para se entender o respeito e a credibilidade que ganhamos nos cenários nacionais e internacionais. As atividades possuem um papel essencial, tanto na vida dos acadêmicos, que colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, quanto na vida das pessoas que usufruem deste aprendizado. Torna-se muito mais gratificante para os que estão na condição do aprender, já que contribuem para um mundo melhor”, comenta a diretora da Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas, Profa. Dra. Gabriela Marchiori Carmo Azzolin.

Carlos Giacomeli
14 de outubro de 2022