Faculdade de Educação Física promove série de atividades em comemoração dos 80 anos da Universidade

Eventos também marcam 50 anos do Curso e abordam qualidade de vida e longevidade, além da preparação para os Jogos Olímpicos; primeiro encontro, aberto ao público, ocorre dia 29/03

A Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas promove uma série de atividades, entre março e maio, para comemorar seus 50 anos de existência e os 80 anos da Universidade. Os eventos, gratuitos e abertos ao público por meio de transmissões ­on-line, abordam questões ligadas à qualidade de vida e longevidade, além dos aspectos envolvidos na preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O primeiro encontro acontece na segunda-feira, 29 de março, das 8h30 às 11h, com a presença do secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, que discutirá, junto aos demais convidados, o cenário do envelhecimento populacional, cujos desafios envolvem a promoção de atividades físicas aos idosos, essenciais à manutenção de capacidades como força, coordenação motora e resistência cardiovascular. A live será exibida pela plataforma Microsoft Teams, sem a necessidade de inscrição, pelo link do evento. (Clique aqui)

História

Criado em 1971, três décadas após o nascimento da Universidade, o curso foi um dos pioneiros no oferecimento da formação de graduação em Educação Física, suprindo demanda de docentes em escolas públicas e privadas em todo o Brasil, especialmente no Estado de São Paulo. A Instituição formou milhares de profissionais para o mercado, entre eles Tite, técnico da seleção brasileira de futebol.

Com o passar dos anos, seguindo as normais oficiais, a PUC-Campinas investiu em infraestrutura de ponta, composta por complexo de atletismo, quadras poliesportivas, piscina aquecida de 25 metros com visores para filmagem e observação, campo de futebol, salão de ginástica artística, quadras e paredões de tênis de saibro, além de quadras oficiais de futevôlei, beach hand e beach tennis.

O complexo de esportes da Faculdade de Educação Física, além de atender aos alunos do curso, que desenvolvem atividades práticas nas próprias disciplinas e em projetos sociais destinados a crianças, adultos e idosos, é um espaço que busca estimular a prática de atividades físicas a toda comunidade interna e externa.

Iniciativas como a Puccíada e o Calouríada possibilitam a integração de veteranos e ingressantes, que se organizam para competições em diversas modalidades. Outro projeto inovador, fundado na década de 80, envolve a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, sob coordenação de alunos de Educação Física, que executam novas metodologias reconhecidas em âmbito internacional, sempre orientados por professores experientes e renomados na área.

Fora dos muros da Universidade, os estudantes do curso também realizam atividades em escolas públicas e privadas, além de academias, clubes e espaços da Secretaria de Esportes de Campinas. Essas tarefas extracurriculares, que incluem visitas técnicas e elaboração de aulas, visam ampliar a formação discente e fortalecer a experiência profissional.

Para o Prof. Dr. István de Abreu Dobránszky, diretor da Faculdade de Educação Física, o currículo da PUC-Campinas diferencia-se pela essência da inovação, da ousadia e da criatividade. “Unidos esses fatores, o estudante tem a oportunidade de desenvolver soft skills por meio de atividades integradas, interdisciplinares e científicas, focados na formação humana para atuar em escolas, no treinamento esportivo, e nas áreas de saúde e lazer ativo”, destaca o docente.

Atividades de comemoração

Além da atividade do dia 29 de março, já confirmada e com link disponível para a participação do público, está previsto, para o mês de maio, o “Encontro Olímpico”. As mesas-redondas, que devem acontecer nos dias 26 e 27/05, das 8h30 às 11h, vão reunir atletas e comissões técnicas envolvidos no ciclo olímpico, período de preparação que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O objetivo das palestras, que também serão gratuitas e abertas ao público, é mostrar como está sendo a preparação dos atletas em um cenário raro de pandemia, que ocasionou a postergação da competição. Os desdobramentos para a preparação psicológica, física, nutricional e técnica poderão ser conhecidos por meio dos relatos dos profissionais que vivem a realidade na prática.

A programação completa, bem como a divulgação dos atletas e profissionais que participarão das mesas-redondas, será disponibilizada às vésperas do evento no Portal da PUC-Campinas e nas redes sociais.

Serviço:

Mesa-redonda: “Qualidade de vida e longevidade para a população da RMC”

Dia: 29 de março de 2021

Horário: 8h30 às 11h

Transmissão: Microsoft Teams

Participação: gratuita e aberta ao público (Clique aqui)

Vinícius Purgato
25 de março de 2021