O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) participa de evento comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Ciências Econômicas

No dias 6 e 7 de março, a PUC-Campinas inicia as atividades comemorativas pelos 70 anos da Faculdade de Ciências Econômicas e recebe profissionais do setor.

No dia 6 de março, terça-feira, será realizado um seminário sobre a profissão do economista com José Dutra Vieira, conselheiro do Corecon e vice da Ordem dos Economistas do Brasil e, Eliane Rosandiski, presidente do Banco Popular da Mulher e professora da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas.

No dia 7 de março, quarta-feira, Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), irá ministrar a aula inaugurar do curso sobre Economia Brasileira.

Os eventos terão início às 19h30, no Auditório Dom Gilberto, Campus I.

História

Em 12 de dezembro de 1941, Dom Francisco de Campos Barretto deu início à implantação da Faculdade de Ciências Econômicas em Campinas quando outorgou e delegou poderes ao Monsenhor Emílio José Salim para efetivação do Curso.

O Curso de Economia nasceu fazendo parte das Faculdades Campineiras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, do Instituto de Educação e Faculdade de Ciências Econômicas) agregadas à PUC – São Paulo, até que ocorresse a constituição da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, que seria a mantenedora das Faculdades Campineiras, mais tarde vindo a compor a Universidade Católica de Campinas, elevada depois a condição, que ostenta até hoje, de Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1972.

A pujança de nossa região deve muito aos cerca de 5000 Economistas formados nos bancos da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC Campinas, durante todo este período. As Ciências Econômicas estimulam a reflexão e a ação integrada na criação da riqueza nacional e sua distribuição aos agentes participantes do processo.

Sobre Márcio Pochmann: é professor da Unicamp, na área de economia social e do trabalho, foi consultor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2007 é presidente do IPEA.

5 de março de 2012