Faculdade de Administração recebe prêmio de Inovação em Ensino e Aprendizagem

Curso foi reconhecido por utilizar metodologia ativa em sala de aula

A Faculdade de Administração da PUC-Campinas, em reconhecimento pela metodologia usada na formação dos estudantes, recebeu, no último domingo (26), o Prêmio 2018 da ANGRAD – a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – com Distinção em Inovação em Ensino e Aprendizagem.

O Curso utiliza, desde 2008, em todas as suas linhas de formação, a Aprendizagem Baseada em Problemas, mais conhecida como PBL (Problem Based Learning), um método ativo de ensino, aplicado a partir de problemas ou estudos de caso, que estimula grupos de alunos a debater, interpretar e investigar os assuntos de forma autônoma, sendo o professor um mediador na construção do conhecimento.

Com o modelo, a Faculdade de Administração viu o rendimento dos alunos melhorar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, devido ao desenvolvimento de competências como trabalhar em equipe, analisar problemas e apontar soluções, a inserção no mercado de trabalho tem acontecido de maneira mais rápida.

“O mais gratificante, além da premiação, é verificar que os alunos também avaliam de forma positiva a metodologia. É uma didática que tem oportunizado bons resultados aos nossos profissionais dentro e fora da Universidade”, destacou o professor Paulo Zuccolotto, diretor do Curso.

O diretor do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, Eduard Prancic, valorizou o trabalho conjunto de alunos – que contribuíram para a correção de rota em certos momentos – e professores na caminhada de mais de 10 anos que precedeu o mérito conferido ao Curso. “Enaltecemos com orgulho o prêmio, mas sabemos que precisamos evoluir, esse é o desafio”, finalizou.

Foto: Renato Souza/FECAP

Vinícius Purgato