
60ª SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA
60ª SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA
Parte da tradição e do calendário anual da Faculdade de História, a Semana Acadêmica de História tem por objetivo primordial promover o debate e receber colegas das múltiplas áreas do ensino e pesquisa em História. A presente edição privilegiará uma produção historiográfica atenta às grandes questões do Bicentenário da Independência do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26/09
Tráfico negreiro e escravidão na Independência do Brasil
Prof. Dr. Alain El Youssef (USP)
Mini Bio
Historiador, possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (2007), além de Mestrado (2011) e Doutorado (2019) em História Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em política, diplomacia, tráfico negreiro, escravidão e abolição no Império do Brasil. É membro do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi/USP) e coordenador, junto com Marcelo Ferraro, do núcleo de pesquisa Capital, Estado e Trabalho: a crise da escravidão negra no longo século XIX. É autor de Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no Império do Brasil (Rio de Janeiro, 1822-1850) (Intermeios, 2016). Atualmente trabalha em um projeto de livro que visa analisar o processo abolicionista brasileiro em perspectiva global.
DIA 27/09
As efemérides e nós: escrita e história pública no contexto do Bicentenário da Independência
Prof. Dr. Jurandir Malerba (UFRGS)
Mini bio
Historiador, possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Ocupou visiting positions nas universidades de Oxford (Inglaterra) e Georgetown (Washington, DC). Em 2012, inaugurou a Cátedra Sérgio Buarque de holanda de Estudos Brasileiros no Instituto de América Latina da Universidade Livre de Berlim. Atualmente é professor titular livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e teoria da história, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, brasil joanino, história da historiografia, teoria da historiografia e historiografia brasileira.
DIA 28/09
O Dossiê do Bicentenário da Independência (1822-2022)
Profa Dra Andrea Slemian (UNIFESP)
Mini-bio
Graduada em História pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2000) e Doutorado (2006) na mesma instituição. Desde 2011, é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona na graduação e na pós-graduação. Desenvolveu estágios de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e na Università di Roma “La Sapienza”. Foi professora visitante da Universitat Jaume I (Espanha), no Instituto Tecnológico Autónomo do México (ITAM), na Universidade Jean Jaurés (Toulouse), na University of Texas (Austin, EUA), na Universidad del Pais Vasco (UPV, Bilbao) e na Universidade do Espírito Santo (UFES). É especialista em História do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, com ênfase no processo das reformas ilustradas, da Independência e da formação do Estado nacional. Atualmente suas principais temáticas são análises das instituições e da justiça – especialmente as formas processuais, inclusive dos tribunais mercantis -, numa interface entre história e direito, com interesse cada vez maior em uma história integrada com a América ibérica. Foi editora chefe da Revista Almanack (www.scielo.br/alm) de 2019 a 2021, atualmente é editora da Revista Brasileira de História (RBH) e Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 2). (Fonte: Currículo Lattes)
DIA 29/09
Pelos Caminhos do Rosário: construção da Igreja do Rosário dos Homens Pretos como patrimônio paulistano
Profa Msª Heloisa Rosa Costa Lima (UNICAMP)
Mini Bio
Historiadora, graduada em História, licenciatura e bacharelado, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestranda na linha de Cultura visual, história intelectual e patrimônio no IFCH-UNICAMP.
DIA 30/09
Arte e História dos Etruscos
Prof. Dr. Francisco Vicente Rossi (PUC-Campinas)
Mini Bio
Francisco Vicente Rossi foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e é o atual Diretor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Recebeu, em 2 de março de 2018, a Ordem do Mérito no Grau de Cavaleiro da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo somente a segunda dada desde a criação em 2016.