Estudantes de Fonoaudiologia promovem eventos pelo Dia Mundial da Voz

Atividades serão no entorno da Catedral Metropolitana e dia 20 no Shopping das Bandeiras

Estudantes e professores da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas realizarão atividades no dia 15 de abril, das 8h30 às 12h, no entorno da Catedral Metropolitana de Campinas, e no dia 20 de abril no Shopping das Bandeiras, em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Os alunos e professores conversarão com a população e distribuirão panfletos com orientações à saúde vocal.

Durante as ações será aplicado um protocolo que tem como finalidade detectar pessoas em risco para um distúrbio de voz. A campanha alerta as pessoas para os seguintes sintomas: rouquidão ou voz enfraquecida, falhas ou perda da voz, cansaço ao falar, sensação de ardência ou incômodo na laringe ao falar ou mesmo sentir raspar e ter dor na laringe. Sempre que estes sintomas persistirem, deve-se procurar ajuda especializada.

Algumas orientações para prevenção de problemas de voz também podem e devem ser seguidas. São elas não fumar, tomar cuidado com bebidas alcoólicas, procurar falar sem forçar a laringe, manter uma boa postura ao falar ou cantar, evitar gritar ou ficar pigarreando, beber água ao longo do dia para ter uma boa hidratação, ter cuidado com risadas exageradas ou mesmo falar alto em ambientes ruidosos, tomar cuidado com choque térmico e cuidar da saúde geral mantendo boa alimentação com muitas frutas, dormir bem e respeitar horas de lazer.

Na escadaria da Catedral, também haverá a apresentação do Coral da Universidade, cantando músicas com o tema de voz. A docente Iara Bittante estará com os alunos durante o evento. No dia 20/04, no Shopping Bandeiras, estarão coordenando as atividades os docentes Iara Bittante, Beatriz Servilha e a diretora do curso, Letícia Borges Ifanger. Lá também será abordado o tema sobre a o Dia Internacional sobre a Conscientização sobre o Ruído, com distribuição de folders e orientação à comunidade sobre a importância da prevenção auditiva contra sons de forte intensidade.

O Dia Mundial da Voz tem como finalidade alertar o público sobre a importância da voz. É uma campanha educativa que contribui para prevenção, promoção e proteção da saúde da voz. Ele é comemorado todos os anos na semana do dia 16 de abril, desde 1999. Foi idealizado por um grupo de profissionais brasileiros, médicos, fonoaudiólogos e professores de canto, preocupados com a saúde da voz, até mesmo a prevenção do câncer de laringe e sua detecção precoce. A iniciativa brasileira logo foi seguida por outros países e se espalhou mundo afora.

Ao longo de mais de duas décadas o Dia Mundial da Voz desenvolveu vários temas e recebeu o selo de “Amigos da Voz”, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, sempre com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da voz humana, um dos principais recursos utilizados para a boa comunicação.

A PUC-Campinas esteve sempre presente nas campanhas, desde 1999. Muitos foram os enfoques para a saúde vocal adotados pelas campanhas da Universidade, desde a voz da criança até do idoso e destacando aquelas pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Comemoração ao Dia Mundial da Voz

15 de abril – das 8h30 às 12h, no entorno da Catedral Metropolitana de Campinas