Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária participam de visita técnica em estações da Sanasa

Atividade foi organizada pelas docentes Lais Almeida de Souza e Liane Yuri Kondo Nakada

Os estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram uma visita técnica em três estações de tratamento da Sanasa, no último dia 18 de maio. Os alunos e alunas estiveram acompanhados da Profa. Ma. Lais Almeida de Souza e da Profa. Dra. Liane Yuri Kondo Nakada.

O grupo passou pela ETA (Estação de Tratamento de Água), ETL (Estação de Tratamento de Lodo) e pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Segundo a professora Lais, a oportunidade permitiu aos estudantes que conhecessem melhor o processo e complementassem o conteúdo ministrado em sala de aula.

“Em colaboração com a Sanasa, os alunos das disciplinas de tratamento de águas para abastecimento e tratamento de efluentes tiveram a oportunidade de visitar algumas das instalações mais importantes para o saneamento no município. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) 3 e 4 tratam aproximadamente 80% de toda a água potável que é distribuída à população do município, apresentando uma variedade de tecnologias empregadas no tratamento”, comentou a professora. “Além das ETAs, os alunos tiveram acesso à Estação de Tratamento de Lodo, adjacente à planta, responsável por reduzir o volume dos resíduos retirados da água durante o tratamento, destinando-os posteriormente ao aterro sanitário. Durante a tarde, a visita prosseguiu com a visita a uma Estação de Tratamento de Efluentes, permitindo aos alunos acompanhar cada processo unitário, desde a chegada do efluente na estação até sua destinação ao corpo hídrico após tratamento. Essa experiência prática proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da complexidade e eficácia dessas instalações vitais, complementando os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, completou.

Carlos Giacomeli
22 de maio de 2024