Estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm atividade especial na região de Ubatuba

Grupo do 2º ano do curso participou de jornada de dois dias para explorar aspectos arquitetônicos das cidades litorâneas

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da PUC-Campinas tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática bastante diferente. Eles embarcaram em uma jornada de dois dias para a região de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O grupo teve a supervisão do Prof. Dr. Estéfano Seneme Gobbi, professor de Estudos Socioeconômicos.

O grupo passo pelas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Luiz do Paraitinga e Aparecida, analisando de perto os aspectos arquitetônicos, socioeconômicos e ambientais que definem a paisagem local.

No litoral, os estudantes puderam estabelecer conexões com os elementos novos apresentados, que influenciam na ocupação da região. No percurso, eles também receberam explicações sobre a interação entre as comunidades e o ambiente da região.

No caminho, os estudantes reservaram um tempo para realizar o croqui das paisagens. Em São Luiz do Paraitinga, eles passaram pelo Museu Casa Oswaldo Cruz, onde puderam saber mais sobre a história da cidade.

O grupo também pôde conhecer o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde obteve mais informações sobre aspectos culturais da paisagem da região.

“O objetivo é trazer os alunos para algo diferente do que eles veem na sala de aula. Nós estamos trabalhando na disciplina de Estudos Socioeconômicos algumas questões que envolvem a sociedade, a economia e o meio ambiente. Nessa perspectiva, ficar só na sala de aula, distante dos problemas reais do nosso país, não faz sentido. Então, quando a gente vem para cá e começa a mostrar diferentes realidades relacionadas ao processo de ocupação, de desenvolvimento econômico, desigualdade e problemas ambientais relacionados a isso, a gente começa a ilustrar e a dar uma formação mais completa ao nosso estudante”, explica o professor Estéfano.

“Nós conhecemos muitos lugares bonitos e aprendemos muito sobre a geografia desses lugares. Para a arquitetura, entender o solo, a erosão, tudo é muito importante, principalmente, para se construir em lugares do litoral”, disse a estudante Manuela Lima.

Confira abaixo a matéria em vídeo:

Carlos Giacomeli
29 de novembro de 2023