Estudantes de Arquitetura e Engenharia Mecânica da PUC-Campinas se unem em projeto sobre conforto térmico para ambientes

Envolvendo as disciplinas Termodinâmica Aplicada e Conforto térmico, o produto final do projeto será apresentado no final deste semestre

Em conjunto, a Faculdade de Engenharia Mecânica e a Faculdade de Arquitetura da PUC-Campinas iniciaram, nesta quarta-feira (20), um projeto dos componentes curriculares “Termodinâmica Aplicada”, de Engenharia Mecânica, e “Conforto térmico de ambientes”, de Arquitetura e Urbanismo. A proposta surgiu a partir da necessidade de avaliar soluções de resfriamento passivo em ambientes e, assim, criar um produto final.

“A solução proposta é desenvolver um cobogó, elemento vazado utilizado amplamente na Arquitetura, que seja termodinamicamente eficiente do ponto de vista do resfriamento”, comenta o professor Fabio Menegatti De Melo, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. O cobogó é principalmente feito de forma artesanal e, por ser vazado, traz mais ventilação e iluminação ao ambiente.

Os alunos de Engenharia Mecânica e Arquitetura vão avaliar e escolher uma sala de aula no Campus I da Universidade, que servirá como ambiente de análise e estudo para o desenvolvimento do produto final. “O cobogó precisa ser eficiente tanto para o resfriamento passivo quanto para a iluminação natural no ambiente”, afirma a professora Cláudia Cotrim Pezzuto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O projeto será desenvolvido ao longo deste semestre e exposto em conjunto pelos alunos quando finalizado.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom