Estudantes de Arquitetura desenvolvem atividades no CIS Guanabara

Ações beneficiarão integrantes da Fundação Educar e do Projeto Guri

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas está desenvolvendo atividades no CIS Guanabara, o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social administrado pela Unicamp na Estação Guanabara, em Campinas. Serão realizadas duas exposições e uma oficina, sendo que as três atividades podem ser vivenciadas por todas as pessoas que circularem pelos espaços durante o período em que estarão expostas.

As atividades se enquadram dentro do objetivo de Curricularização da Extensão e serão desenvolvidas para beneficiar integrantes da Fundação Educar e também do Projeto Guri.

Uma das exposições é das “tendas”, chamadas de Tenso Estruturas, desenvolvidas como trabalho final da disciplina de Geometria Aplicada (G.A.), que propõe uma aproximação do público com algumas noções iniciais de Geometria, Forma e Espaço, Comportamento Estrutural dos materiais e o encantamento das linhas e espaços criados pelos 10 abrigos que ocupam, cada um, cerca de 50 m2 de área de piso e tem altura variável, chegando a aproximadamente 6 m.

As tendas estão foram montadas no gramado ao lado da Gare pelos alunos do primeiro ano da Faculdade. Elas devem ficar expostas até 23 de junho. A ideia é que os alunos do Projeto Guri se aproximem dos conceitos e tenham informações via informes impressos em folha A3 deixados em cada estrutura.

A segunda exposição será de maquetes elaboradas por alunos do segundo ano da faculdade. A disciplina é Projeto Habitat Contemporâneo e tem como foco integrar a escala do Urbanismo com a escala da Arquitetura por meio de projeto de “Quadra Aberta” com uso misto e de forma que os alunos reflitam sobre a necessidade da habitação no centro da cidade e o múltiplo uso como agregador de diferentes interesses e atores, criando um espaço de convívio que vise uma sociedade mais plural, includente e democrática.

A exposição será realizada dia 28 de junho no Hall de Acesso da Gare, utilizando 10 mesas para a montagem das maquetes. A área de estudo é um trecho do Pátio Ferroviário da Estação Guanabara, de modo a tornar a reflexão sobre a cidade intrínseca ao espaço.

A terceira atividade será uma oficina de “Tensão Integral”, para explicar aos alunos do Projeto Guri conceitos sobre espaço, geometria, raciocínios estruturais básicos e o encanto pela rápida elaboração e materialização de uma escultura do tamanho de uma bola de futebol. Elaborada com palitos e elásticos, cria-se a surpresa de perceber a forma sem que as hastes de madeira se toquem.

Ela será ministrada por alunos do primeiro ano, que executaram a atividade neste semestre dentro da disciplina Projeto Espaço e Forma, em data ainda a ser confirmada. Conjuntamente com as “Tendas”, ele buscará despertar a curiosidade, ao mesmo tempo, estimular o raciocínio crítico e lúdico.

Marcelo Andriotti
20 de junho de 2023