Estudantes da PUC-Campinas são finalistas em Torneio Internacional de Simulação de Negócios

Equipes se classificaram após disputa com alunos de universidades da América Latina e de países lusófonos

Dez estudantes das Faculdades de Ciências Econômicas e Administração da PUC-Campinas, divididos em duas equipes, são finalistas do Torneio Internacional de Simulação de Negócios Cesim Elite 2022. Classificados em 1º e 4º lugares após disputa com alunos de universidades da América Latina e de países lusófonos, os grupos agora enfrentam participantes de cinco continentes na final.

O Cesim, ferramenta utilizada pelos estudantes durante a competição, é um jogo de simulação de negócios que integra as áreas funcionais da produção, marketing e logística. É um dispositivo que desafia os usuários a planejar suas estratégias e praticar a tomada de decisão. O simulador é usado há muitos anos na PUC-Campinas pelos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Os alunos que se destacam nas atividades acadêmicas são convidados a participar do torneio.

Na 1ª etapa, denominada Global Challenge, estudantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Guatemala, Honduras, Portugal, Uruguai e México tiveram a missão de gerir um negócio situado na indústria automobilística, com ênfase em ESG (Environmental, Social and Governance), que corresponde às boas práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas. As três primeiras equipes foram premiadas com US$ 500, US$ 350 e US$ 200.

Para isso, uma série de conteúdos foi exigida dos competidores: conjuntura econômica, preços internacionais, variações cambiais, logística internacional, transferência de recursos, pagamento de dividendos, gestão financeira, tomada de decisão quanto a investimentos e financiamentos, além de técnicas modernas de gestão relacionadas ao ESG, com preocupação ambiental voltada à redução de poluição e do consumo de água, fortalecimento de questões sociais, como políticas contra a discriminação, segurança do trabalho etc. E, por fim, a preocupação com a governança.

Para o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, da Faculdade de Ciências Econômicas, esse torneio é uma oportunidade para que os estudantes enfrentem desafios contemporâneos do universo corporativo. Além disso, fortalece os projetos de internacionalização, que compõe um dos eixos estratégicos da Universidade.

“Para os alunos, a competição resulta em um grande crescimento. Primeiro porque eles utilizam conhecimentos trabalhados ao longo do curso, com possibilidade de aplicação em uma série de decisões relevantes. Também é importante pela chance de interagir com alunos de várias partes do mundo, uma forma de colocar seu conhecimento em prova e competir nos mercados em que esses estudantes estão, demonstrando o nível de qualificação dos cursos da PUC-Campinas”, diz o docente.

Alunos finalistas

Equipe 1