Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes da Escola Politécnica participam de Jogo de Negócios para aprimorar competências empresariais

Atividade propôs o desenvolvimento de uma proposta de negócio e apresentação da ideia para banca avaliadora

Os estudantes da Escola Politécnica da PUC-Campinas participaram, no último sábado (18), do Jogo de Negócios, uma atividade realizada na disciplina de Administração para Engenharia, desde 2018. A proposta é consolidar os conhecimentos essenciais nesta área, tendo em vista o viés empreendedor que o engenheiro também precisa ter em sua formação. A disciplina e a organização da atividade foram de responsabilidade do Prof. Me. Adilson Nunes Ruiz.

O Jogo deste ano também fez parte das ações que os cursos de Engenharia da Escola Politécnica vêm desenvolvendo dentro da Iniciativa Engenharia do Trabalho (IET) junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A IET tem como objetivo uma maior difusão do mundo do trabalho em cursos de engenharia. A Iniciativa é formada por representantes da PUC-Campinas, UFSCAR, UNICAMP e UFOP.

Como funciona

As atividades têm início no primeiro dia de aula e estendem-se por todo o semestre letivo. Após todas as fases, elas chegam até a fase ápice, onde os estudantes apresentam e defenderam suas propostas técnicas e comerciais, junto a uma banca avaliadora, composta pelo diretor do curso de Engenharia Civil, especialistas da indústria da construção civil e pelo engenheiro de segurança da PUC-Campinas Jorge Miguel Dias Cardoso Margalho Pires, os quais analisaram, teceram seus comentários e apontamentos nas propostas apresentadas pelos grupos concorrentes. Na atividade, os estudantes também puderam tirar dúvidas e questionar os projetos apresentados.

O exercício pedagógico tem como objetivo fomentar a interação em um ambiente empresarial, desenvolver pontos cruciais, como: gestão em sua amplitude; resolução de problemas; condução de reuniões eficazes; habilidades interpessoais; motivação; distribuição e delegação de tarefas; integração de diversas áreas do conhecimento; tomada de decisão; responsabilidade e respeito para com os membros da própria equipe, entre outras qualidades.

O Jogo também busca integrar os alunos que estão concluindo o curso, tanto no período matutino quanto noturno, proporcionando-lhes uma atividade lúdica e relevante ao ambiente de mercado.

Neste ano, o Jogo de Negócios concentrou-se na área de Segurança do Trabalho, um dos desafios prementes nos canteiros de obras em todo o país. Essa área crucial é, algumas vezes, negligenciada e mal compreendida por diversos de seus agentes, desde investidores até executores.

As equipes foram criadas com cargos de gerente, subgerente e componentes, onde cada um tem sua participação bem definida desde o início do semestre. Os gerentes e subgerentes são democraticamente eleitos por seus componentes, concedendo-lhes a sua representação e condução dos trabalhos.

A avalição de desempenho é realizada levando em conta diversos pontos relevantes na formação plena do aluno, como critérios técnicos, comportamentais e de relacionamento humano.

Para a Profa. Dra. Betania Lunelli, coordenadora do curso de Engenharia Química, que participou dos trabalhos como representante da PUC-Campinas na IET, a atividade foi um sucesso. “O formato atual do Jogo de Negócios teve a relevante contribuição e incentivo do professor Dr. Victor de Barros Deantoni, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, do Prof. Dr. Rodrigo Cuberos Vieira, diretor da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental, e do Prof. Dr. Tomas Guner Sniker, além de diversos profissionais da indústria da construção que cederam seu tempo e atenção para contribuir de forma efetiva no processo de formação desses futuros profissionais”, comentou.



Carlos Giacomeli
23 de novembro de 2023