Estudante de Nutrição elabora livro adotado em escolas municipais

E-book foi feito para ajudar pais a se informar sobre alimentação saudável para os filhos

A estudante do 4º ano de Nutrição da PUC-Campinas Lara Rosa Oliveira de Paula elaborou o e-book “Alimentação Saudável para Crianças: dicas para toda a família”, que está sendo adotado pelas escolas públicas municipais. O trabalho lançado dia 11 de abril foi resultado de uma parceria do Curso de Nutrição com a Coordenadoria de Nutrição de Campinas (Conutri), o setor de alimentação escolar do município.

Clique aqui para acessar

Inicialmente o trabalho seria adotado apenas em uma escola municipal de ensino infantil que estava enfrentando problemas com a adaptação das crianças aos cardápios oferecidos. Depois do período de isolamento da pandemia, muitas delas deixaram de comer certos alimentos, muitas vezes pelas dificuldades dos pais em manter uma dieta mais variada em casa.

O livro, entretanto, acabou gerando interesse em outras escolas e foi colocado à disposição de toda a rede municipal e a qualquer interessado em obter informações para garantir alimentação saudável para crianças e jovens.

Lara teve a orientação da nutricionista Vera Maria Gurgel do Amaral e a supervisão da Professora Dra. Renata Aparecida Soriano Sancho, ambas do curso de Nutrição da PUC-Campinas, que acompanham o trabalho de estágio da aluna.

“O e-book pode servir de orientação para a alimentação adequada de estudantes de qualquer faixa etária e segue preceitos do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos e Guia Alimentar Para a População Brasileira”, disse a Profa. Renata.

A estudante disse que o pedido inicial de uma professora da escola onde faz estágio para elaborar um material de fácil compreensão para os pais.  Ela conta que as crianças estão muito seletivas e têm uma alimentação pouco saudável em casa. “Busquei informações nesses guias e, de forma bem fácil e com muitas imagens, tentei passar esses conhecimentos até mesmo para os pais que não gostam de ler. E fez muito sucesso, todos gostaram muito”, disse Lara.

Marcelo Andriotti
13 de abril de 2022