Espaço de tecnologia e inovação aberto para a comunidade é inaugurado no Campus I

Espaço Mescla foi apresentado a autoridades, pesquisadores, comunidade acadêmica e empresários

O Espaço Mescla foi inaugurado na manhã de terça-feira (4) no Campus I da PUC-Campinas, reunindo autoridades, pesquisadores, comunidade acadêmica e empresários. Participaram da cerimônia o Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Arcebispo Dom João Inácio Müller, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Pró-Reitores, o Vice-Prefeito Henrique Magalhães Teixeira e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico André Von Zuben.

O espaço, constituído do Coworking e do Laboratório de Fabricação Digital, será um local de integração de estudantes, pesquisadores e professores de diversas áreas e cursos da Universidade com empreendedores, empresas, outras instituições de ensino e pesquisa, investidores e comunidade em geral.

“Esse é mais um avanço da Universidade, um passo novo para o futuro. Mas não vamos parar por aqui, vamos avançar na abertura de espaços para a comunidade. Precisamos preparar a Universidade para dar respostas a perguntas que nos farão daqui a 10 anos. Temos que ser vanguarda, ponta de lança”, disse Dom João Inácio.

O Reitor destacou que o Mescla vai ao encontro dos princípios das Pontifícias. “A Universidade tem a responsabilidade de contribuir com a comunidade, em especial com os mais pobres e com os grupos minoritários. Esse espaço é importante não só para a Universidade, mas também para toda Campinas e região. Vamos tratar pesquisa e tecnologia relacionadas a questões que afetam o setor produtivo, a vida da cidade e a nossa região. Será uma parceria, um encontro com a comunidade local”, afirmou.

O objetivo do Mescla é ser um espaço de reunião, troca de experiências, de ideais, com estrutura e equipamentos que auxiliem no desenvolvimento de projetos inovadores e na criação de novas empresas de tecnologia ou de outras áreas que solucionem problemas da comunidade.

O vice-prefeito destacou a importância da iniciativa da PUC-Campinas para a Região Metropolitana de Campinas. “Parabenizo a PUC-Campinas pela visão que está tendo não só em relação aos seus alunos, mas também sobre a questão social, do desenvolvimento da cidade e em relação à região onde a Universidade está inserida. Esse espaço voltado para inovação e tecnologia também une mercado, academia e outras instituições, auxiliando até os alunos a realizarem networking dentro da própria Universidade”, disse.

O secretário André Von Zuben disse que a inciativa da PUC-Campinas está em sintonia com o modelo de desenvolvimento de Campinas. “Ter um espaço que, além de auxiliar na formação de seus alunos, também serve à comunidade e ajuda empresas que estão nascendo. A PUC dá um salto com essa iniciativa”, afirmou.

Espaço Mescla

O nome Mescla vem do propósito de misturar diferentes áreas de conhecimento, academia, comunidade e diferentes agentes de processos de inovação e empreendedorismo. O espaço estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h, com agendamento.

O Coworking terá cinco salas com 20 posições, um espaço compartilhado com 20 posições, miniauditório para 40 pessoas e sala de reunião para 15 pessoas. O Fablab tem 45 cadeiras nas bancadas, com quatro impressoras 3D, duas cortadoras a laser, uma cortadora seccional, uma fresadora e 10 computadores.

Coworking

No Mescla Coworking, empreendedores poderão utilizar o espaço físico e sua estrutura, como telefones, internet, local para reuniões e teleconferências. Para isso, podem candidatar-se membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), profissionais liberais ou empresas, já em atividade, com CNPJ constituído.

Para candidatura, basta enviar uma manifestação de interesse para o e-mail mescla@puc-campinas.edu.br. Após o recebimento, será enviado um Formulário de Candidatura, que será avaliado pela Comissão de Análise do Ecossistema Mescla, que decidirá a possibilidade de admissão.

Os cursos serão em diversas áreas, como a de administração, contabilidade, marketing e outros temas que auxiliem os envolvidos nas novas empresas em formação a terem sucesso em seus negócios. O primeiro será dia 11 de fevereiro, gratuito, e as inscrições podem ser feitas no endereço https://www.puc-campinas.edu.br/mescla/ .

Fabricação Digital

O Laboratório de Fabricação Digital, que funcionará no mesmo prédio, fornecerá equipamentos e programas necessários para a construção de protótipos. O local já conta com quatro impressoras 3D, fresadoras, cortadoras laser, termomodeladora, furadeiras de bancada, lixadoras, seccionadoras, máquina de costura, esmerilhadeira e outros equipamentos.

O usuário poderá utilizar desde os programas de computador para desenhar esses protótipos até sua confecção em diferentes materiais. Poderão ser utilizados acrílico, MDF, plásticos para 3D e diferentes circuitos. O laboratório também incentivará a utilização de material de reciclagem em sua produção.

Ele poderá utilizar desde os programas de computador para desenhar esses protótipos até sua confecção em diferentes materiais. Poderão ser utilizados acrílico, MDF, plásticos para 3D e diferentes circuitos. O laboratório também incentivará a utilização de material de reciclagem em sua produção.

Marcelo Andriotti
4 de fevereiro de 2020