Equipe de alunos da Veterinária diagnostica gestação de anta do Bosque dos Jequitibás

A anta Madalena passou por um ultrassom em atividade coordenada por professores da Universidade

Uma equipe formada por alunos do Curso de Veterinária da PUC-Campinas participou de uma atividade no Bosque dos Jequitibás para exames em uma anta do zoológico do parque. A anta, chamada de Madalena, passou por um ultrassom e foi diagnóstica a sua gestação.

A atividade faz parte da Extensão da Universidade e o grupo também integra o GEAS (Grupo de Estudos de Animais Selvagens), uma iniciativa dos estudantes sob a coordenação de Paulo Anselmo Nunes Felippe, professor de Clínica Médica e Cirurgia de Animais Selvagens. Eles desenvolvem estudos, palestras e atividades como a realizada no Bosque.

O ultrassom foi feito por Marta Maria Circhia Pinto Luppi, professora de Diagnóstico por Imagens da Veterinária, com auxílio dos alunos. O animal passou antes por um procedimento com tranquilizante para passar pelo exame.

“Não temos um convênio formal com o Bosque, mas na disciplina de Animais Selvagens realizamos várias aulas práticas envolvendo os animais de lá”, disse o professor Paulo. Os professores e alunos devem acompanhar a gestação da anta.

Marcelo Andriotti
27 de agosto de 2021