Encontro para discutir projetos para longevidade tem participação da Universidade

O projeto Vitalitá foi destacado por seu grande potencial de inovação e promoção da cultura e solidariedade

A PUC-Campinas participou de um encontro entre diversas universidades do País para discutir questões relacionadas ao envelhecimento da população. Organizado pelo IBDPI (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa) no final de outubro, o “Encontro Universidades” promoveu a reunião on-line com instituições de ensino superior públicas e privadas do território nacional para apresentação e discussão de seus programas e projetos com foco na longevidade.

Segundo a presidente do IBDPI, Adriana Maria de Fávari Viel, o intuito foi uma aproximação com as instituições que trabalham com o tema. “Ao nosso ver, foi produtivo esse encontro, pois vislumbramos algumas parcerias entre o IBDPI e as instituições. Com a PUC-Campinas, já estamos em vias de finalização do termo de parceria”, disse. A organização de abrangência nacional, sem fins lucrativos, foi criada há um ano para divulgar a temática da pessoa idosa.

Segundo o Prof. Me. Vanderlei Palandrani Júnior, que representou a Universidade, o Centro de Envelhecimento e Longevidade Vitalitá, lançado este ano pela PUC-Campinas, foi destacado por seu grande potencial de inovação e promoção da cultura, e solidariedade intergeracional, como articulador do convívio entre jovens universitários e a população de idosos em atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atuando em três eixos principais, Pesquisa e Inovação, Qualidade de Vida e Empreende, o Vitalità estimula a comunidade acadêmica para criação de projetos inovadores e produção de tecnologias que atendam às necessidades do público idoso, promovam o envelhecimento ativo e favoreçam a longevidade.

Para concretizar as iniciativas de inovação e construção de tecnologias, produtos e serviços, o Vitalità também articula parcerias com empresas externas alinhadas com o interesse e compromisso de promoção da longevidade.

Marcelo Andriotti
5 de novembro de 2020