Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Encontro de pesquisa sobre Saúde na Cidade reúne especialistas na PUC-Campinas

Evento mostrou resultados de pesquisa sobre relação de espaços urbanos com a dengue e covid-19

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas realizou na tarde de 20 de junho o 3º Encontro de Pesquisa sobre Saúde na Cidade. O evento no Campus I foi aberto pelo Decano da Escola de Arquitetura e Design Jonathas Magalhães Pereira da Silva e pela Profa. Dra. Laura Machado de Mello Bueno, da Faculdade de Arquitetura, que coordena a pesquisa voltada para estudar a relação das cidades e a saúde.

A Profa. Laura destacou na abertura que os estudos são desenvolvidos pela PUC-Campinas desde 2019, tendo como principais temas a incidência da dengue e a epidemia da covid-19, tendo Campinas como foco das análises. Os primeiros resultados foram apresentados em outros dois encontros com pesquisadores, professores e estudantes da PUC-Campinas e outras universidade e instituições de pesquisa.

A palestra de abertura foi feita pela pesquisadora da Fiocruz Renata Gracie, geógrafa, mestre em saúde pública e doutora em saúde coletiva, que mostrou como foram os métodos de coleta de dados, análise e divulgação de informações científicas sobre a covid-19 durante a pandemia no Rio de Janeiro.

A pesquisadora detalhou os desafios para fazer a coleta de dados, principalmente nas áreas com as maiores favelas cariocas, durantes os piores períodos da epidemia. Também falou sobre a importância da participação da sociedade civil, em especial de ONGs e coletivos, não só na captação de informações como na divulgação e apresentação de soluções para a contenção da doença nas diferentes áreas do município.

O encontro também teve a participação da Dra. Valéria Almeida, representando o Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária de Campinas), dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, de representantes dos Cursos de Medicina e Arquitetura, além do Prof. Paulo Ricardo de Oliveira, do Observatório PUC-Campinas.

A Profa. Laura, o doutorando Lucas Nakamura Cerejo e a aluna da FAU em Iniciação Científica Letícia Kerolin dos Santos apresentaram os resultados parciais de análise territorial dos casos das doenças, buscando compreender quais aspectos do espaço construído e da dinâmica urbana contribuíram para o espalhamento da dengue e da covid-19 em Campinas.

Também falaram sobre a importância da limpeza sistemática do espaço urbano e o papel que a prestação de serviços de assistência técnica por arquitetos, engenheiros e técnicos da construção civil, integrada ao Programa do SUS Saúde da Família pode ter para melhorar a habitabilidade.

“O encontro proporcionou um diálogo criativo sobre os caminhos metodológicos e de pesquisa-ação entre a nossa equipe, nosso grupo de pesquisa e os convidados. A pesquisa busca compreender e propor soluções no âmbito do Ambiente construído, do espaço intraurbano, para reduzir o espraiamento de doenças e construir um ambiente que propicie saúde, entendendo a cidade como o habitat preferencial dos humanos”, disse a professora.



Marcelo Andriotti
22 de junho de 2023