Emdec realiza simulação de acidente de trânsito com apoio da Medicina da PUC-Campinas

Atividade, que acontece nesta terça-feira, fecha o Maio Amarelo e reunirá estudantes, bombeiros, SAMU e Hospital da PUC-Campinas

No fechamento do Maio Amarelo – movimento internacional que visa a preservar a vida no trânsito – a Emdec, empresa que gerencia o trânsito de Campinas, realizará nesta terça-feira (30), com apoio da PUC-Campinas, uma atividade de acidente de trânsito simulado, às 15h. A simulação irá ocorrer na avenida John Boyd Dunlop, em frente ao shopping Parque das Bandeiras, próximo ao Hospital da PUC-Campinas.

A ação simulará o atropelamento de pedestre por motociclista em alta velocidade, envolvendo outros dois veículos, estando um dos condutores alcoolizado. Ao todo, serão 15 vítimas e sete viaturas envolvidas, incluindo um helicóptero Águia da Polícia Militar. Viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros simulam os primeiros socorros na via, demonstrando o transporte das vítimas e o trabalho das equipes de atendimento.

Trata-se de uma ação para conscientizar a população sobre os riscos de uma tomada de decisão errada no trânsito. “A realização do simulado concretiza todas as ações realizadas durante o ano, buscando conscientizar os usuários do transporte e também os pedestres sobre o quão importante é a responsabilidade na tomada de decisões no trânsito. Atravessar a rua fora da faixa, por exemplo, pode trazer graves consequências”, explica o Prof. Dr. Joaquim Simões Neto, diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas.

Estarão diretamente envolvidos na simulação as Secretarias de Transportes e Segurança Pública da Prefeitura de Campinas; a Guarda Municipal; a Unicamp; a PUC-Campinas; o Corpo de Bombeiros; o Grau Técnico Campinas: Administração, Enfermagem e Radiologia; a Polícia Militar; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; e as concessionárias CCR AutoBAn e AB Colinas.

De acordo com dados da Emdec, em 2022, os motociclistas representaram 47% (71) dos 151 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Os pedestres representaram 31,8% (48) dos óbitos – um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Entre todos os casos, 60% dos óbitos registrados tinham presença de excesso de velocidade e uso de bebida alcoólica.

Conscientização frequente

A PUC-Campinas e a Emdec já realizam há 8 anos uma parceria para a prevenção e  conscientização em relação aos acidentes de trânsito. O projeto P.A.R.T.Y. – sigla que vem do inglês e que representa prevenir traumas relacionados a risco e álcool na juventude – tem levado estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas, pré-selecionados pela Emdec, até UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias para mostrar os riscos de dirigir embriagado ou de forma imprudente. Os jovens são considerados o grupo mais vulnerável a esse tipo de acidente, principalmente homens jovens. Um dos motivos é o consumo excessivo de álcool, responsável por grande parcela desses traumas.

Os estudantes podem conversar com pessoas que se envolveram em acidentes e, voluntariamente, expõem suas dificuldades após o ocorrido, como dores, traumas e cirurgias. Eles também participam de palestras educativas sobre a importância da conscientização em relação aos riscos da imprudência no trânsito e ajudam a distribuir, por meio de ações, os cuidados para se evitarem os acidentes.

Além dos jovens, a Medicina da PUC-Campinas também está ampliando a área de atuação para o trabalho com os idosos. A ideia é também conscientizar o público 60+ e, por meio de rodas de conversa, abordar o tema da direção e os cuidados para os idosos. Além disso, trazer os riscos, por exemplo, para os pedestres. Essa ação está sendo iniciada em parceria com o Vitalità, que é o Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas.

Toda essa iniciativa faz parte do Projeto de Extensão da Universidade que tem como tema “Segurança à Vida – Conscientização Atuacional em Jovens e Público 60+: riscos, atitudes e consequências no trânsito”, coordenado pelo Prof. Dr. Joaquim Simões Neto. O projeto trata de uma questão abrangente, que enxerga os traumas de trânsito como uma verdadeira questão urgente de Saúde Pública atual, tanto por sua extensão quanto por consequências para o indivíduo, família e sociedade.

Carlos Giacomeli
29 de maio de 2023