Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Documentário de Jornalismo mostra influência da Semana de 22 em artistas campineiros

Trabalho de Conclusão de Curso reúne depoimentos de artistas de diferentes gerações e estilos

O documentário “Os Filhos de 22″, realizado por estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), abordou o centenário da Semana de 22 de uma forma diferenciada. Henrique Bragança Sponchiado e Vinicius Vilas Boas Gonçalves, sob orientação do Prof. Me. Carlos Gilberto Roldão, buscaram diferentes gerações de importantes artistas plásticos de Campinas para mostrar como o Modernismo brasileiro influenciou suas artes e a cultura regional.

Os depoimentos se interligam não apenas pela regionalidade, mas também pelas influências que suas obras têm com o movimento artístico modernista. Foram ouvidos Egas Francisco, Paulo Cheida Sans, Fabiano Carriero, Luciane Moreira e Rogério Pedro, além da Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto, especialista em História da Arte.

“Nós buscamos mostrar por meio das falas dos entrevistados como o Modernismo influenciou seus trabalhos e a cultura local. E escolhemos a dedo os artistas pela característica de seus trabalhos e pelas diferentes gerações que representam”, disse Vinicius, que antes do Jornalismo se formou em Artes Visuais.

Egas Francisco, por exemplo, foi professor de Paulo Cheida Sans, que é professor do curso de Artes Visuais da PUC-Campinas há mais de 40 anos e formou alguns dos outros artistas. E seus trabalhos se diferenciam não só pelo estilo e técnicas, mas também pelos suportes utilizados, desde telas convencionais até plataformas digitais, esculturas e grafites.

“Desde o início da concepção dos projetos experimentais, insistimos para que os estudantes busquem esse recorte local para atingir mais o público próximo da Universidade. É aquela ideia de falar de sua aldeia para falar do mundo”, disse o Prof. Roldão, que orientou a dupla.

O documentário foi apresentado para a banca examinadora dia 7 de dezembro no Campus I da PUC-Campinas e agora está disponível no Youtube,  podendo ser visto clicando aqui.



Marcelo Andriotti
15 de fevereiro de 2023