Docente da PUC-Campinas discute educação inovadora no evento ‘IBM by Trip Transformadores’

Encontro possibilitou debate sobre os impactos das mudanças culturais e tecnológicas à sociedade; docente enalteceu projetos da Universidade

A PUC-Campinas, representada pela Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares, participou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, em São Paulo, do projeto Trip Transformadores, que reconhece há quase 15 anos pessoas dedicadas a trabalhos, ideias e iniciativas voltadas à promoção do avanço coletivo. A docente discursou durante conferências da IBM (IBM Talks), multinacional com a qual a Universidade mantém parceria para projetos educacionais.

Diante das mudanças culturais e tecnológicas que vêm causando diversos impactos à sociedade, os profissionais participantes discutiram quais iniciativas podem contribuir ao atendimento das demandas geradas a partir do surgimento destes novos ecossistemas. No contexto da educação, houve unanimidade em relação à necessidade de capacitar estudantes para atuarem na área de tecnologia.

A parceria entre a IBM e a PUC-Campinas vem ao encontro dessa proposta. Através dela, alunos de vários cursos da Universidade têm sido estimulados a participar de iniciativas inovadoras para a educação, sempre considerando a evolução tecnológica e humana. Um dos projetos é pensar a biblioteca do futuro: como deverá ser composta? Como será a interação com a sociedade? As ideias são debatidas com mentores e profissionais da empresa americana, que ajuda de maneira direta na formação qualificada dos universitários, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

“Foi uma honra poder apresentar e debater as iniciativas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em parceria com a IBM por uma educação inovadora. A participação de embaixadores acadêmicos permite o trabalho de cocriação, de idealização e de desenvolvimento de projetos inovadores, e também de discussão para a inserção de conteúdos inovadores nos currículos dos cursos de graduação, aproximando os futuros profissionais das demandas do mercado”, afirmou Silvia.

Trip Transformadores

Criado em 2007 pela Revista Trip, o prêmio tem objetivo de identificar e reconhecer as pessoas que, com seu trabalho, ideias e iniciativas de grande originalidade, ajudam a promover o avanço de toda a sociedade por meio da transformação de pessoas e lugares.

Atualmente, o evento extrapola o dia da premiação e gera conteúdo o ano inteiro, seja na revista e redes sociais, seja promovendo debates, shows e outras programações.

Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares

Graduada em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas e mestre em Ciência da Computação pela Unicamp, a docente é, atualmente, diretora da Faculdade de Análise de Sistemas na PUC, sendo responsável pelos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Superior de Tec. em Gestão da Tecnologia da Informação.

Com mais de dez anos de experiência em empresas e há quase duas décadas no ensino superior, a professora é também encarregada pela assessoria de parcerias educacionais. Com a IBM, vem permitindo o acesso de alunos à organização para atividades práticas, estimulando-os, ainda, ao desenvolvimento de ideias empreendedoras e inovadoras.

Vinícius Purgato
14 de fevereiro de 2020