Professor assume novo mandato no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Diretor Adjunto do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC) da PUC-Campinas, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira, foi nomeado pela segunda vez como membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (CMCTI). Frank Herman Behrens, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, também participa do Conselho como suplente. A posse foi no dia 29 de março, na Sala Azul da Prefeitura, com a presença do Prefeito Jonas Donizette e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, que foi reconduzido como presidente do órgão. O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, foi representado pela Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Criado em 2013, o Conselho congrega o poder público, as universidades, institutos e centros de pesquisa. Em sua fala, o Prefeito Jonas destacou a importância dos conselhos municipais para o desenvolvimento de Campinas e o papel do CMCTI para contribuir com a vocação da cidade.
“A questão da Ciência, Tecnologia e Inovação é considerada estratégica para o desenvolvimento de Campinas. Por isso, a Prefeitura criou esse Conselho para tratar dos temas relacionados à área. Nós temos reuniões mensais, na última sexta-feira do mês, com os representantes das universidades, centros de pesquisa e empresários do setor. A PUC tem uma cadeira no Conselho com direito a voto”, disse o professor Sérgio.
Ele diz que o Conselho auxilia na troca de informações entre os diferentes atores no setor e na relação deles com os agentes governamentais. Também elaborou o Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2015 a 2025 e o Plano Estratégico Campinas Cidade Inteligente, que será lançado ainda neste primeiro semestre.
O Secretário André von Zuben apontou alguns dos projetos iniciados e desenvolvidos pelos conselheiros no último mandato (2017/2019), entre eles o Plano Estratégico Campinas Cidade Inteligente, que será lançado ainda neste primeiro semestre.
Após a cerimônia de posse, os novos conselheiros continuaram na Sala Azul da Prefeitura de Campinas, onde realizaram a 35ª Reunião Ordinária do Conselho. Na reunião, foi eleita a nova diretoria: presidente André von Zuben (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo), vice-presidente Newton Cesário Frateschi (Unicamp), 1º secretário Carlos Alberto dos Santos Passos (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo) e 2º secretário Edvar Pereira Júnior (Softex de Campinas).

Composição do novo Conselho
Titulares:
André von Zuben (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo)
Fernando Garnero (Informática de Municípios Associados – IMA)
Sivaldo Donizetti Teodoro (Secretaria de Governo)
Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM)
Edvaldo Paro (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD)
Lilian Cristina Anefalos (Instituto Agronômico de Campinas – IAC)
Sérgio Roberto Pereira (PUC-Campinas)
Jorge Vicente Lopes da Silva (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI)
Luis Fernando Ceribelli Madi (Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL)
Edvar Pereira Júnior (Softex de Campinas)